Friday, March 6, 2015

Sob a cúpula



Trabalhador de uma das fábricas da província de Guangdong (© Lu Guang/Greenpeace)


Um documentário sobre os elevados níveis de poluição atmosférica na China foi um sucesso na internet, sendo inclusive comparado ao famoso “Uma verdade inconveniente” do ex-vice presidente norte-americano, Al Gore. “Sob a cúpula” é dirigido por Chai Jing, apresentadora de televisão na China, e combina análises sobre a poluição, sua história pessoal, imagens impressionantes e entrevistas com cientistas.
Para Li Yan, coordenador da campanha de Clima e Energia do Greenpeace do Leste Asiático, o documentário tem sido um grande sucesso e conseguiu milhões de visualizações, além de ter gerado debate nas redes sociais. “O que está por trás deste sucesso é a vontade do povo chinês de respirar livremente”, diz Yan, “ o público quer saber o quão ruim é a atual situação, o que está errado e o que pode ser feito para melhorar o ar que respiram.”
A questão da poluição atmosférica não é uma novidade na China, mas com certeza nunca foi discutida de um jeito tão forte e acessível. O documentário responde questões científicas sobre o que está na fumaça –14 diferentes tipos de cancerígenos – e não deixa nenhuma dúvida sobre as perigosas consequências na saúde dos chineses.
“Chai Jing não está errada em apontar a queima de carvão como a principal fonte do problema da poluição”, acrescenta Yan, “e resolver este problema significa mudar de maneira significativa a matriz de energia da China, além de fortalecer a governança ambiental. Este é um momento único para que essas mudanças ocorram já que os líderes chineses estão cada vez mais olhando para qualidade no crescimento e não apenas em quantidade.”
Assista ao documentário (é possível ativar as legendas no Youtube):

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.