Thursday, March 12, 2015

Morte e vida amazônida

Assista os principais trechos do Papo Greenpeace especial sobre a violência no campo na Amazônia e os dez anos do assassinato da missionária Dorothy Stang


No início de fevereiro deste ano o assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang completou dez anos. Mas, passada uma década, o cenário de violência e impunidade continua exatamente igual na Amazônia, onde as populações tradicionais vem sendo violentadas com a conivência do estado.
No Papo Greenpeace especial "Dez anos sem Dorothy", falamos sobre os reais interesses que fomentam a violência na região, como a expansão do agronegócio e a construção de novas hidrelétricas, e como este processo tem participação, em muitos casos, de atores do próprio poder público, que deveriam defender estas populações e a preservação da floresta. Falamos também sobre a impunidade que impera em casos de violência no campo, onde dificilmente os mandantes dos crimes são penalizados.
Participaram do bate-papo Maria Darlene, representante da CPT (Comissão Pastoral da Terra) de Boca do Acre, Antonio Canuto, chefe do Centro de Documentação da CPT Nacional e o jornalista independente Felipe Milanez, além dos representantes da Campanha da Amazônia do Greenpeace, Danicley Aguiar e Marina Lacorte.
Veja os principais trechos deste bate-papo:
"Violência no campo" 
 "Interesses na Amazônia"
 "Zé Claudio e a criminalização dos movimentos sociais"

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.