Wednesday, March 18, 2015

Multiplicar o poder do Sol

Em três dias de oficinas, workshops, diversão e criatividade, trinta Multiplicadores Solares se preparam para espalhar o conhecimento sobre energia solar pelo Brasil

 
Multiplicadores Solares participam de treinamento para poder espalhar conhecimento sobre energia solar no Brasil (©Caio Paganotti/Greenpeace)


Crato, Gravataí, Santarém, Bebedouro, Sete Lagoas, Manaus, São Paulo, Joinville, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Itabira, Recife, Belém, Porto Alegre, Brasília, Salvador. O que todas essas cidades brasileiras têm em comum? Não é o clima, muito menos a paisagem ou a diversa cultura local. O que assemelha os 16 municípios é o fato de que cada um deles possui um Multiplicador Solar cheio de vontade para espalhar conhecimento sobre energia solar pelo Brasil.
Trinta pessoas de todos os cantos do país foram selecionadas para participar do treinamento do Greenpeace sobre energia solar. Durante três dias, receberam as ferramentas necessárias para dar visibilidade à energia solar como solução: foram oficinas, workshops práticos e muita inspiração e criatividade. Ao final, cada um teve que planejar as futuras ações de multiplicação para este ano. “A ideia é empoderar as pessoas para que elas espalhem a mensagem de que energia solar é viável e necessária para o Brasil”, diz Heloísa Mota, coordenadora de mobilização do Greenpeace.
O Brasil é um dos países com um dos melhores potenciais para gerar energia solar. Ainda há muito desconhecimento sobre o tema e algumas barreiras políticas que impedem que a fonte seja disseminada no país. Os Multiplicadores Solares ajudarão na missão de fazer com que a energia solar se torne uma energia do presente fazendo pressão e comunicando sobre seus benefícios.
“Foi uma troca de experiências incrível. É empoderador saber que sou parte da solução”, diz Gabriela Araújo, de Belo Horizonte. “Precisamos construir algo novo para tornar obsoleto o que existe hoje, este é o primeiro passo para uma verdadeira Revolução Solar”, conclui uma das Multiplicadoras mineiras.
O final de semana foi inspirador e é apenas o começo da mudança que o Greenpeace, estes jovens, e tantos outros querem para o País. Os 30 Multiplicadores agora passam a contagiar outros brasileiros e também vão participar das instalações de painéis solares em duas escolas públicas, subir no telhado e colocar a mão na massa.
Você também pode fazer parte das instalações. O Greenpeace realiza um financiamento coletivo para arrecadar R$200 mil, colabore e junte-se a nós para que este projeto se torne realidade e para que o Brasil se torne um país com mais energia solar.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.