Thursday, May 21, 2015

Sinal - de fumaça - da ambição brasileira

Governos brasileiro divulga – e edita – carta de intenções que menciona o ano de 2030 como o limite de referência para emissões de gases de efeito estufa

 
Encontro bilateral entre presidenta Dilma Rousseff e o Primeiro Ministro Chinês Li Keqiang (©Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Durante encontro no Brasil, a Presidenta Dilma Rousseff e o Primeiro Ministro Chinês Li Keqiang fecharam um total de 35 acordos e termos de cooperação em sete áreas, entre elas energia e meio ambiente. Além desses acordos, houve também a divulgação de uma carta de intenções referente às negociações para a Conferência de Clima das Nações Unidas, a COP, que ocorrerá em dezembro deste ano, e que foi editada um dia após sua publicação.
Retirou-se a menção do ano de 2030 como o estabelecimento de um limite referência para as emissões chinesas e brasileiras, única sinalização concreta por parte do governo brasileiro até agora sobre o que pretende apresentar para as negociações climáticas. Na carta, há citações de aumento da ambição na solução dos problemas climáticos, intensificação de investimentos em energia solar e cooperação em florestas, por exemplo.
Porém, na hora em que o dinheiro foi para a mesa, o destino foi o das energias sujas, como o petróleo, cuja queima é um dos principais responsáveis pelo aquecimento do planeta. Foram destinados 7 bilhões de dólares de investimentos para o setor. “Do ponto de vista ambiental, é evidente uma grande distância ainda existente entre o que se diz pretender para o clima e o que de fato se faz pelo planeta”, afirma Pedro Telles, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.