Saturday, May 23, 2015

Água e Educação: nove vídeos para refletir

O seminário “ÁGUA & EDUCAÇÃO – Práticas e Reflexões", realizado em São Paulo pelo Greenpeace, Instituto 5 Elementos, Namu, Nace Pteca, OCA – Laboratório de Educação e Política Ambiental da Esalq e Sala Crisantempo, foi divido em nove partes, cada uma referente a um palestrante convidado.
A programação, que tinha como objetivo dar visibilidade as práticas educativas com foco na temática da água e apresentar conhecimentos básicos sobre a questão, foi além ao analisar as ações socioeducativas e de mobilização possíveis para lidar com a crise. O seminário ofereceu um novo ponto de vista sobre participação e educação em relação à gestão e consumo de água pela sociedade, a fim de avançar no debate da crise hídrica.
Para abrir a sequência de vídeos, começamos com André Biazoti. Formado em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), atua na área de desenvolvimento local sustentável, agroecologia, agricultura urbana e gestão ambiental. Ele é Coordenador de Projetos no Instituto 5 Elementos e conselheiro no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo.
“A água é um recurso hídrico ou um bem comum? Como que a nossa sociedade enxerga a água dentro do nosso paradigma de desenvolvimento?”. Esse é o tema que Biazoti aprofunda por cerca de 3 minutos. “A crise pode ser uma oportunidade para a gente resignificar a nossa relação com a água, e deixar de usá-la de maneira muito utilitarista”.
Assista ao vídeo e compreender melhor a questão da água e seu papel de cidadão no combate à crise hídrica.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.