Friday, May 29, 2015

A gente não quer só cinema, a gente quer floresta, diversão e água

Greenpeace realiza segunda exibição gratuita do filme “A Lei da Água” com debate após sessão. Evento contará com apresentação do coral Takua Vera, formado por índios Guarani da aldeia Tekoa Pyau

 
Cartaz de divulgação do Cine Debate

Na próxima terça-feira (2) o Greenpeace realizará o segundo CineDebate com exibição gratuita do filme “A Lei da Água”, dessa vez no anfiteatro do CEU Pêra Marmelo, no bairro do Jaraguá, extrema zona sul de São Paulo.  Depois do filme, que retrata a importância das florestas no ciclo da água, haverá um debate sobre a falta de planejamento dos recursos hídricos, a gestão deficitária de nossos mananciais e a importância das florestas e dos povos que a habitam para a conservação dos recursos naturais.
Desde o ano passado, São Paulo vem amargando uma crise hídrica sem precedentes. Um problema difícil de engolir, ainda mais a seco! Os reservatórios que abastecem o estado estão em situação crítica e são vários os motivos que levaram a esta situação: desde a má gestão política dos recursos até o desmatamento, que atinge as florestas brasileiras em várias escalas.
O governo do Estado de São Paulo e a Sabesp optaram por adiar e ignorar a necessidade de medidas urgentes para evitar a falta de água. A inversão dos interesses dos órgãos públicos, que colocam interesse políticos e econômicos à frente das necessidades da população, agravaram a crise já anunciada há anos por especialistas. A gestão atual da água prioriza o lucro, e abandona políticas importantes de conservação de mananciais, uso racional da água e preservação de nascentes.
Além disso, como muitos já sabem, e a ciência não cansa de comprovar, a existência de florestas é essencial para garantir a proteção de nascentes, a formação de chuvas e a qualidade e quantidade de água que chega nos rios e reservatórios que abastecem as grandes cidades.
O filme “A Lei da Água” discorre sobre  o novo Código Florestal, aprovado em 2012, que deixou as florestas ainda mais vulneráveis à ação humana. Além de ainda permitir o desmatamento, a legislação anistiou desmatadores, reduziu Áreas de Preservação Permanente (APP) e flexibilizou as normas de recomposição de florestas.
Na próxima terça-feira (2) o Greenpeace realizará a segunda edição do CineDebate “Sem Floresta Não tem Água”, com exibição do filme “A Lei da Água”, seguida de bate-papo. Desta vez, teremos a participação de André D’Elia, diretor do filme, Pedro Telles, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace, e de Karai Ryapua, liderança guarani da aldeia Tekoa Pyau, localizada na zona Norte de São Paulo, no bairro do Jaraguá.
Durante o debate, discutiremos a crise hídrica no estado de São Paulo e a importância da recuperação dos mananciais e da proteção das florestas para conservação dos recursos naturais. O evento contará, ainda, com a apresentação do coral Takua Vera, formado por índios Guarani da aldeia Tekoa Pyau.
Veja o trailer aqui. 
Povo Guarani luta por reconhecimento de território
Nos últimos anos o Brasil pouco avançou na demarcação de terras indígenas e garantia dos direitos desses povos. Nas proximidades do local onde acontecerá o próximo cine-debate mora uma comunidade de índios Guarani, que estão em luta pelo reconhecimento de seu território (Terra Indígena Jaraguá).   
O povo Guarani que habita a aldeia Tekoa Pyau é alvo, desde 2005, de um processo de reintegração de posse e vem lutando para manter vivas suas tradições e modos de vida em uma área extremamente restrita – a TI Jaraguá com apenas 1,7 hectares é considerada pela FUNAI como a menor terra indígena do Brasil. A ampliação do território já foi reconhecida pela FUNAI, mas aguarda portaria demarcatória do Ministro da Justiça para concluir o processo de demarcação. A falta de espaço traz diversos problemas sociais e culturais para os mais de   600 indígenas que lá vivem.  .
O Brasil precisa respeitar e garantir os direitos dos povos indígenas.
Como você pode ajudar? 
Não existe fórmula mágica para acabar com a falta de água. Mas você pode fazer sua parte, exigindo a adoção de medidas para lidar com o problema. O Greenpeace tem duas petições que você pode assinar, ajudando a engrossar o movimento pela água. Apoie o projeto de lei pelo Desmatamento ZERO, que pede o fim do desmatamento de florestas nativas, e assine contra os contratos de desconto de água da Sabesp para grandes consumidores
Saiba mais sobre o filme
Serviço:
A Lei da Água
Debate “Sem floresta, não tem água”
Local: CEU Pêra Marmelo - Teatro Plínio Marcos.
Rua Pêra-marmelo, 226 - Jardim Santa Lucrécia. São Paulo
Dia: 2/6/2015
Horário: 19h30
Lugares: 400

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.