Monday, September 1, 2014

A luta não morre


segunda-feira, 1 de setembro de 2014 Os convidados destacaram a importância do envolvimento da sociedade civil e de organizações, como o Greenpeace, para dar visibilidade à impunidade.

Um dos principais museus de São Paulo recebeu no domingo, 31 de agosto, a visita de importantes ativistas de questões conflitantes na Amazônia.  
A exibição do filme “Toxic Amazon: uma crônica de mortes anunciadas" (VICE, 2011) no Museu da Imagem e do Som (MIS), aproximou a distante realidade dos povos da Amazônia aos moradores da maior metrópole do Brasil, numa apresentação forte e comovente.
O encerramento foi marcado por um bate-papo com protagonistas das questões agrárias que mobilizaram Felipe Milanez a retratá-los no filme-denúncia: Claudelice Santos, irmã de Zé Cláudio Santos, líder extrativista morto em maio de 2011 e Cosme Caspitano da Silva, trabalhador rural e agente pastoral da Comissão Pastoral da Terra.
Nicole Figueiredo, da ONG 350, além do diretor do filme, também participaram.
Para Claudelice, a morte de seu irmão e cunhada é fruto da forma como o governo trata a questão agrária no Brasil. “Todos os casos de assassinatos por conta de terra na floresta ocorrem a partir de um sistema que conta com os interesses políticos e de fazendeiros, passando por pequenos e micro agricultores, que agem como mandantes, além dos pistoleiros, que executam esses crimes”.
Cosme Caspitano coolaborou com a conversa afirmando que os dados de redução do desmatamento na Amazônia, divulgados pelo INPE . “As madeireiras colocam um selo verde de sustentabilidade e vocês da região Sudeste acreditam que estão comprando uma madeira legal – na verdade se trata de uma madeira melada de sangue. Muita gente morreu pra essa madeira cair.”
Os convidados destacaram a importância do envolvimento da sociedade civil e de organizações, como o Greenpeace, para dar visibilidade à impunidade que há décadas mata e aterroriza os extrativistas que conflitam os interesses madeireiros e do agronegócio.
No dia 03 de setembro Claudelice participa de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado. O objetivo é discutir a violência contra as populações nas regiões centrais da expansão agrária.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.