Em protesto na Chevrolet, em São Caetano do Sul, Greenpeace relembra uma das líderes de vendas no país que esta deve se modernizar e passar a produzir carros mais eficientes (©Paulo Pereira/Greenpeace)
Ir até a fábrica da Chevrolet, em São Caetano do Sul, em São Paulo, parece uma verdadeira volta ao passado. Da fachada em estilo colonial que remete a séculos passados aos veículos que ali são produzidos, tudo está mais do que antigo e defasado. O Greenpeace foi hoje até a entrada de um dos portões da Chevrolet para lembrar a empresa de que é hora de se modernizar e de investir na eficiência de seus veículos.
“Depois de uma resposta vazia às nossas demandas por maior eficiência energética, decidimos vir até a Chevrolet para relembrá-la do desafio de ter motores mais eficientes, e deixar claro que não vamos aceitar falta de diálogo e de compromisso por parte da empresa”, disse Iran Magno, coordenador da campanha de Clima e Energia.
- Veja aqui a carta entregue à Chevrolet
Na prática, isso significaria aumentar em 41% a eficiência dos veículos brasileiros, se tomarmos como base as taxas de 2011. Se os carros aqui produzidos tivessem tecnologia mais moderna, consumiriam menos combustível – economia equivalente a R$287 bilhões até 2030 – e também significaria que, em 2030, o Brasil teria emissões mais baixas que as de hoje, mesmo que a frota de veículos do país dobre, como é estimado.
Vale lembrar que, hoje, o setor de transportes é um dos maiores emissores de gases estufa no Brasil. De 1990 a 2012, segundo o Observatório do Clima, o salto de suas emissões foi de 143%, e continua aumentando.
Diante do pedido de modernização, a Chevrolet levou um mês para enviar uma resposta ao Greenpeace, mas foi como se não tivesse respondido. Na carta, a empresa mencionava acreditar já fazer sua parte e listava uma série de processos que adota em sua cadeia produtiva para mitigar impactos ambientais. No entanto, não havia nenhuma linha sobre como a empresa pretende melhorar a eficiência energética e reduzir o consumo de combustível dos veículos que saem de sua fábrica.
Com as mensagens “Bem-vindo ao passado” e “Carro moderno é carro eficiente”, ativistas ironizaram o fato de a Chevrolet ainda estar no passado quando o tema é eficiência. Além disso, motores – símbolo do que a empresa precisa transformar em sua cadeia de produção – foram deixados diante da entrada da fábrica. “A Chevrolet ouviu nossa demanda, mas não nos escutou de fato. Enquanto isso prosseguir, continuaremos pressionando a empresa para que ela se comprometa com os consumidores brasileiros e com o meio ambiente”, concluiu Magno.
Ajude-nos a pressionar as montadoras à se modernizarem. Assine e compartilhe a petição.
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