Monday, August 31, 2015

Fazendeiros atacam comunidade e matam liderança indígena

Mais uma liderança indígena foi assassinada. Mais uma vez um Guarani Kaiowá. Até quando? Leia nota pública da APIB sobre o ataque

No último sábado, dia 29, a Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, que fica no Mato Grosso do Sul, foi alvo de um ataque organizado por fazendeiros da região. Além de dezenas de índios feridos, entre eles crianças, Simião Vilhalva Guarani foi morto com um tiro na cabeça.
Foram cerca de 40 caminhonetes que participaram do ataque, e como se não bastasse, no dia seguinte deu-se outra investida ao território e os fazendeiros conseguiram ocupar parte do local. O ataque teria partido do Sindicato Rural da cidade de Antônio João.
Em repúdio ao acontecido, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) divulgou uma nota pública sobre o assassinato do líder Simião Vilhalva Guarani, que pode ser lida na íntegra aqui.
O povo Guarani Kaiowá sofre com um longo histórico de ataques às suas Terras Indígenas no Mato Grosso do Sul, estado que mais mata índios do Brasil. Segundo relatório do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), apenas em 2014 foram 41 ocorrências no estado – quase 30% do total nacional.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.