Friday, August 21, 2015

Em defesa do Parque dos Búfalos

Em plena crise hídrica, Tribunal de Justiça libera construção no Parque dos Búfalos, região de manancial da represa Billings

 
 Moradores lutam pela manutenção do Parque dos Búfalos (© Carolina Marçal)

 Sem floresta, não tem água, a frase se explica perfeitamente quando observamos a situação do sudeste do Brasil. Na cidade de São Paulo resta pouca floresta e falta água. Mesmo assim, nessa mesma semana, o Tribunal de Justiça de São Paulo liberou a construção de 193 prédios do Programa Minha Casa Minha Vida no Parque dos Búfalos, região de manancial da represa Billings.
O local foi declarado em 2012 como de utilidade pública, mas em 2013 o prefeito Fernando Haddad alterou a lei para liberar a área para moradias. Desde então, o Movimento Parque dos Búfalos vem lutando para que a construção seja transferida para outro local e o parque conservado.
Em fevereiro deste ano, a justiça havia determinado suspensão das obras após ações movidas contra o empreendimento pelos moradores da região e o Ministério Público. Porém, essa semana, a liminar foi derrubada, o que torna a edificação em uma área que deveria ser preservada mais próxima de se tornar realidade.
A construção de moradias em cima de nascentes e em uma área utilizada como parque pelos moradores do Jardim Apurá causará desmatamento e assoreamento de nascentes, impactando a qualidade e quantidade de água que chega na represa. A Billings sofre com a  poluição causada pela falta de saneamento na região e o Parque é  um dos últimos resquícios de Mata Atlântica em seu entorno.
Em tempos de falta de água na grande São Paulo, repensar o espaço urbano e pedir em pé de igualdade moradia e meio ambiente deveria ser via de regra. A luta pelo Parque dos Búfalos, uma área que se transformou em Parque pela vontade legítima da população continua. Se você acredita que moradia e meio ambiente devem ser igualmente priorizadas, assine a petição pela permanência do Parque dos Búfalos.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.