Wednesday, October 9, 2013

Resposta a acusações das autoridades russas

Greenpeace responde a alegações do Comitê Russo de Investigação sobre supostos narcóticos encontrados a bordo do navio Arctico Sunrise

Autoridades russas inspecionam o navio Arctic Sunrise (©Dmitri Sharomov/Greenpeace) 

Em resposta às alegações feitas pelo Comitê Russo de Investigação de que narcóticos teriam sio encontrados a bordo do navio Arctic Sunrise e que, portanto, outras acusações estariam sendo consideradas, o Greenpeace Internacional tem a esclarecer:
Nós podemos somente presumir que as autoridades russas se referem às medicações obrigatórias que carregamos a bordo, o que é estipulado pela própria legislação marítima.
O navio foi vistoriado semanas atrás pela Guarda Costeira Russa, que buscou provas criminosas em cada canto da embarcação, o que nos leva a crer que essa alegação, agora, foi pensada para desviar a atenção do julgamento em Murmansk, que sofre cada vez mais pressão internacional. Qualquer declaração de que drogas ilegais foram encontradas no navio é pura invenção.
O Greenpeace mantém uma rigorosa política contra o uso recreacional de drogas a bordo de seus navios. Qualquer alegação de que, além de medicamentos, drogas foram encontradas, é considerada altamente suspeita. Antes de deixar a Noruega rumo ao Ártico russo, o navio foi vistoriado inclusive por um cão farejador, como norma padrão. As leis norueguesas estão entre as mais duras do mundo e nada foi encontrado, porque não havia nada ilegal.
O Arctic Sunrise é considerado como território holandês e, estando em águas internacionais, está sujeito às leis da Holanda. É ilegal navegar um navio de bandeira holandesa sem os suprimentos médicos obrigatórios por lei.
O navio tinha a bordo um médico totalmente capacitado com mais de dez anos de experiência em hospitais russos. Alguns dos remédios eram mantidos em segurança num cofre, sob acesso apenas do capitão e do médico. Sabemos que o cofre foi arrombado pelas autoridades russas durante a inspeção do navio. Presumimos que são esses os medicamentos aos quais o serviço de segurança russo se refere.



No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.