Wednesday, October 9, 2013

Mãe de Ana Paula envia carta a Dilma

Rosangela Maciel agradece ao apoio dado pelo governo, por meio do Itamaraty, mas pede que a presidenta intervenha junto a Vladimir Putin

Rosangela Maciel, mãe da brasileira Ana Paula, pede ajuda de Dilma. Foto: Greenpeace/Caio Eugênio 

Foi protocolada hoje na Presdiência da República, em Brasília, uma carta de Rosangela Maciel para a presidenta Dilma Rousseff. A mãe da bióloga gaúcha Ana Paula Maciel, que está presa na Rússia, pede à presidente que intervenha diplomaticamente junto ao governo russo, pela libertação de sua filha. Ana Paula e outras 29 pessoas foram acusadas de pirataria e estão em prisão provisória desde 19 de setembro, depois de um protesto pacífico contra a exploração de petróleo no Ártico.
“Se Ana Paula hoje está injustamente presa a milhares de quilômetros de casa, o motivo é um só: ela dá a cara a tapa por uma causa que é de todos nós. A senhora, presidente, sabe muito bem o que é isso. Não só por ser mãe e avó, mas principalmente por ser, como a minha Ana, uma mulher idealista. Uma mulher que também já foi injustamente para a cadeia, por causas que não eram apenas suas”, escreveu Rosângela. “Peço humildemente que use seu peso político, de chefe de nação, para que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, possa se sensibilizar e interceder por Ana, que há anos trabalha pacificamente por um mundo melhor”.
Rosangela também iniciou uma petição online no Change.org, pedindo às pessoas que enviem uma carta a Dilma pela libertação de Ana Paula. No último sábado, a mãe da bióloga esteve em São Paulo para participar de um ato global em apoio aos ativistas presos. Mais de 200 cidades, em todos os continentes, fizeram eventos semelhantes, pedindo a libertação do grupo.
Na segunda-feira, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), se reuniu com diretores do Greenpeace e se comprometeu a reforçar pessoalmente o pedido de intervenção pela libertação da gaúcha Ana Paula à presidente Dilma. Ele ainda aifirmou que iria acionar a secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos do Estado para entrar oficialmente no caso.
Deputados da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos também se sensibilizaram em defesa de Ana Paula, e mobilizam para esta quarta-feira, 15h, um ato no Anexo II da Câmara, em Brasília, para reafirmar a solidariedade do Congresso Nacional aos ativistas do Greenpeace.
Os atos de apoio acontecem em um momento importante. Ontem, a corte regional de Murmansk – onde os ativistas estão detidos – rejeitou os pedidos de liberdade provisória mediante fiança para dois dos ativistas e o fotógrafo freelancer até que as investigações sobre pirataria sejam concluídas. Hoje pela manhã, mais um pedido foi negado.
Novas audiências apelando contra a decisão da Justiça russa acontecem até sábado. A audiência da brasileira Ana Paula Maciel ainda não tem uma data divulgada.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.