Wednesday, October 9, 2013

Deputados apoiam libertação de Ana Paula

Deputados Henrique Fontana, Alfredo Sirkis, Jaqueline Roriz, Jorge Tadeu, Claudio Cajado e Nelson Pellegrino manifestaram apoio à libertação de Ana Paula (© Greenpeace / Wenderson Araujo). 

A ativista do Greenpeace Ana Paula Maciel, que se encontra presa na Rússia sob acusação de pirataria, foi assunto hoje na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, em Brasília. O deputado Henrique Fontana (PT-RS), apresentou uma moção de apoio à libertação da bióloga brasileira. Todos os parlamentares votaram favoravelmente ao requerimento.
“Do meu ponto de vista, os ativistas merecem de todos nós um reconhecimento público por todas a ações que têm empreendido ao longo da história do Greenpeace no mundo. Acho que essa ação contra a exploração de petróleo no mar Ártico estava absolutamente acertada. Essa ativista das causas ambientais é uma pessoa com uma história de vida exemplar, um conjunto de ações meretórias. Estamos diante de um caso grave de cerceamento da liberdade sem nenhum motivo”, defendeu Fontana.
Os deputados Alfredo Sirkis (PSB-RJ), Jaqueline Roriz (PMN-DF), Jorge Tadeu (DEM-SP), Claudio Cajado (DEM-BA) e o presidente da comissão, Nelson Pellegrino (PT-BA), também manifestaram seu apoio na plenária, chamando de “truculenta e exagerada” a resposta do governo russo à ação pacífica. Sirkis lembrou ainda que o plano de fundo disso tudo é a catastrofe climática que está em curso. “O oceano Ártico tem derretido de forma aceleradíssima, e isso é uma consequência ambiental muito grave não só para o hemisfério Norte como para todo o mundo.”
Em seu apelo para que a comissão aprovasse o requerimento de apoio, Henrique Fontana ressaltou que a situação dos ativistas presos vem se agravando, com alguns pedidos de liberdade já negados pela corte russa. “Podemos ter a opinião que quisermos sobre a causa, mas não podemos aceitar, como parlamentares brasileiros, ou como qualquer cidadão preocupado em proteger a democracia, que uma ação pacífica, que procura alertar e ampliar um debate público sobre algo que pode gerar um impacto ambiental enorme, seja coibida dessa forma”, complementou.
A comissão se comprometeu a pedir uma audiência com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Pogóssovitch, para levar a moção e debater o caso. Também quer ajudar a libertar os 30 ativistas do Ártico? Basta clicar no botão abaixo, e será enviada uma mensagem à presidenta Dilma e ao embaixador russo no Brasil pedindo a intervenção deles.


No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.