A entidade de Jundiaí (SP) foi a escolhida com 42% dos votos para ganhar um sistema de energia solar


Atividades na Associação Amarati. (Foto: Joao Ballas/Amarati)

Associação de Educação Terapêutica Amarati foi a vencedora da votação popular que escolheu uma entidade beneficente para ganhar um sistema de geração de energia solar. Foram 42% dos 19.496 votos totais.  A entidade de Jundiaí (SP) oferece tratamento a mais de 250 pessoas com lesões neurológicas ou com necessidades especiais. Isso inclui desde a assistência médica, odontológica e psicológica aos atendidos e seus familiares, quanto o apoio educacional e profissional. São 33 anos de atuação e um trabalho reconhecido no Brasil.
Essa doação pelo Greenpeace de um sistema de energia solar faz parte do jogo Solariza. Quando o lançamos, nos comprometemos a doar os painéis fotovoltaicos – e sua instalação – a uma entidade beneficente caso chegássemos à meta coletiva de instalar placas solares em 6 milhões de casas no mapa virtual do jogo. Esse número representa a geração de energia suficiente para desligar duas poluentes usinas termelétricas e as nucleares Angra 1 e 2, no Rio de Janeiro.

Depois da meta, abrimos as inscrições para as entidades interessadas em ganhar o sistema e foram quase 200. E a Amarati ficou entre as três finalistas. Esse número mostra que o país tem muito interesse na geração de energia solar, principalmente para poder baratear a conta de luz, que está cada vez mais alta. E é preciso, portanto, faciltar o acesso aos painéis, que ainda têm altos impostos – e por isso, preços nada convidativos. Em outubro, o governo derrubou um dos impostos para quem gera sua própria eletricidade, mas precisamos de mais incentivos.
Quando as placas solares estiverem instaladas na sede da entidade, a Amarati contará com a eletricidade vinda de uma fonte limpa, renovável e sem custos, afinal, o sol que chega em nossos telhados é gratuito! A conta de luz ficará mais barata, garantindo maior segurança financeira à entidade. O dinheiro que antes eles gastavam nessas contas, poderá ser revertido para as atividades com as pessoas atendidas.

Parabéns à Amarati e às entidades finalistas da votação: Abrigo Paulo de Tarso e Casa Santa Gemma pelo trabalho importante que prestam ao Brasil. E um obrigado para todas as entidades que se inscreverem, aos jogadores do Solariza e aos que votaram. Juntos, vamos fazer o sol brilhar mais nos telhados de todo o país!