Agrotóxicos banidos na Europa são permitidos (e muito utilizados!) no Brasil 

Você sabia que meio milhão de toneladas de agrotóxicos PROIBIDOS na União Europeia foram comercializados no Brasil entre 2020 e 2021? A Europa é uma das regiões mais restritivas para agrotóxicos, mas mesmo assim vendeu para o Brasil 30% dos venenos autorizados nos últimos quatro anos, inclusive agrotóxicos altamente perigosos.  

Outro exemplo é o glifosato, o agrotóxico mais usado no Brasil: em solo brasileiro, o limite é CINCO mil vezes maior do que a quantidade autorizada na União Europeia. Essa realidade é injusta e cruel, e quem mais sofre são as comunidades mais pobres.

Outros venenos até mesmo cancerígenos que já foram proibidos em diversos países seguem autorizados e vendidos para países do sul global, como o Brasil, que ainda importa a maioria dos princípios ativos de agrotóxicos do exterior. 

Rumo ao controle e combate aos agrotóxicos em todo o mundo! 

Diversos especialistas, inclusive em direitos humanos, denunciam um “duplo padrão” de segurança entre os países do norte e do sul global, perpetuando um colonialismo através dos agrotóxicos, o que agrava a desigualdade social, a insegurança alimentar e a crise climática. 

“Se os prejuízos causados pelos agrotóxicos são universais, por que as leis variam tanto entre os países? Essas discrepâncias não cabem mais no mundo atual, que busca equidade e sustentabilidade! Contaminar as águas é um ato de violência contra toda a humanidade”, afirma Lacorte. 

Se você também acredita em um mundo melhor, com água potável e comida saudável para todas as famílias, participe do manifesto por uma agricultura ecológica.