Tuesday, March 25, 2014

Encarando as mudanças climáticas


Durante reunião do IPCC, no Japão, ativistas pedem atenção às mudanças climáticas e investimentos em energias renováveis (©Jeremie Souteyrat/Greenpeace)

A expectativa para o resultado que virá da reunião dos principais cientistas do clima e do relatório do IPCC não é nada positiva. Do encontro que acontece no Japão essa semana, espera-se uma avaliação sombria sobre os perigos do aquecimento global e o aviso de que não é apenas a queima dos combustíveis fósseis que ameaça o mundo.
Para além das consequências do aumento de CO2 na atmosfera, o documento que será lançado na próxima semana apontará quais são os impactos climáticos que já são esperados e que afetarão a vida das crianças – mesmo as que nascerem hoje -  dependendo das escolhas que fizermos agora e no futuro.
A primeira parte do relatório do IPCC, publicado em setembro de 2013, focava em como as emissões de CO2 já estavam esquentando a atmosfera e os oceanos, derretendo geleiras, aumentando os níveis dos oceanos, alterando ciclos de água e piorando eventos que já eram extremos. Forneceu dados que mostravam que os impactos estavam se acelerando e, agora, a segunda parte do relatório trata sobre escolhas.
Ou reduzimos e gerenciamos os riscos que temos pela frente e fazemos o que é necessário para manter o aquecimento abaixo de 2oC, ou continuamos fazendo muito pouco e indo de uma para outra crise.
Hoje, estamos em uma situação em que os governos se comprometeram com a meta de manter o aquecimento abaixo de 2oC, mas estão se direcionando para um mundo de 4oC. Para piorar, não estão se preparando para um mundo mais quente em qualquer cenário e tentam ignorar a tendência das mudanças climáticas.
Mas a verdade é que eles não podem ignorar o que está acontecendo. Em um mundo que já é atingido pelas mudanças climáticas, não é mais possível apenas falar e não agir. Nós ainda podemos prevenir mudanças climáticas catastróficas, mas precisamos agir, esse é o recado dos cientistas do clima.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.