Grupos locais também falaram sobre alimentação, agricultura, filmes que instigam a reflexão sobre as mudanças climáticas e muito mais
15/10 – Reunião Parauapebas
O grupo, ainda em formação, se reuniu pela primeira vez para que os integrantes se conhecessem. Na roda de conversa virtual, os voluntários e voluntárias se apresentaram, contaram sobre o propósito de cada um e começaram a planejar as primeiras ações do grupo.
A mediação da reunião ficou por conta dos voluntas Hebber Kennady e Urias Showdenn.
15/10 – Reunião de anfitriões e anfitriãs
Pela primeira vez após o treinamento online, os novos anfitriões e anfitriãs realizaram uma reunião para falar sobre as próximas atualizações do Conexão Verde e também como tem sido este primeiro mês de recepções para quem começou há pouco.
Esperamos que essa nova fase seja muito rica para todes que toparam embarcar nessa jornada <3
17/10 – Cine Debate – Zona da Mata
O grupo, ainda em formação, organizou seu primeiro Cine Debate – e não é que foi incrível?
Os voluntas se reuniram para assistir e conversar sobre o filme “Seremos História?”, que relata as descobertas de Leonardo Dicaprio sobre as mudanças climáticas durante 2 anos.
E para você que ficou curioso e está procurando algo bacana para assistir, o longa está disponível aqui 🙂
17/10 – Cine Debate – Litoral Norte/RS
E teve mais cineminha virtual por aqui! Os voluntários e voluntárias do Litoral Norte (RS) assistiram ao documentário “Ser Tão Velho Cerrado”, um clássico entre os nossos grupos locais. O filme brasileiro fala sobre a conciliação dos interesses relacionados ao manejo da Área de Proteção Ambiental da região de Pouso Alto no Cerrado. Bacana, né? Vem ver 🙂
17/10 – Reunião Mensal – Vale do Itajaí
Também teve alinhamento do mês entre os volutas do Vale do Itajaí, grupo que ainda está em formação. Os participantes aproveitaram o momento de reunião para dar boas vindas aos novos voluntários e voluntárias, organizar as próximas atividades e discutir formas de aprimorar o engajamento nas redes sociais.
15/10 – Dia do Professor
Os grupos de Goiânia e Vale do Itajaí (em formação) dedicaram um espaço nas pautas locais para homenagear a todes os professores e professoras que dedicam-se para construir um mundo melhor através da educação <3
15/10 – Dia do consumo consciente
O Dia do Consumo Consciente foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009, com o intuito de chamar a atenção da população para a necessidade de consumir respeitando os limites do planeta. Ou seja, a data é um marco importantíssimo na tentativa de aumentar a consciência do público sobre os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos.
O Consumo Sustentável, alternativa para a grande problemática da sobrecarga da terra, envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção, que garantam o emprego decente aos que os produzem, e que sejam facilmente reaproveitados ou reciclados.
A humanidade consome atualmente mais de 30% dos recursos naturais do que a capacidade de renovação do planeta. Dados apontam que, em menos de 50 anos, serão necessários dois planetas Terra para atender às nossas necessidades.
E teve post à beça sobre o tema; vem ver:
Belo Horizonte:
E dos mesmos criadores de Green Day – Wake Me Up When September Ends
, veio aí a Green Friday – Me Acorde Quando o Consumo Irresponsável Acabar, de Porto Alegre:
João Pessoa:
Em Recife, os voluntas aproveitaram a data para dar algumas dicas de como ter um dia a dia mais sustentável:
E teve mais dicas vindas de Zona da Mata; se liga:
16/10 – Dia Mundial da Alimentação
O Dia Da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, foi criado para gerar uma reflexão sobre o atual cenário da alimentação no mundo. Um dos grandes problemas atualmente é o desperdício de comida. Você sabia que cada brasileiro, em média, joga fora cerca de 40 kg de comida todos os anos? É isso que indicou uma pesquisa realizada pela Embrapa!
E sabe o que mais? Alimentação e sustentabilidade tem muito mais a ver do que você imagina. A mudança de alguns hábitos alimentares em nossa rotina podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente! E para nos ajudar a aderir a um estilo mais saudável e melhor para o planeta, os grupos deram várias dicas ótimas nas redes.
Em São Luís, por exemplo, os voluntas convidaram a Raiza Moreira, nutricionista especialista em vegetarianismo e veganismo, para falar sobre a indústria da carne e seus malefícios, além de muitos outros tópicos essenciais. Vem ver o vídeo 🙂
Recife também fez sua parte:
17/10 – Dia da Agricultura
E o grupo de São Luís, que está super engajado, também pegou o gancho do Dia da Agricultura para falar sobre a importância da agricultura familiar – e como ela ainda é subestimada.
Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, divulgada em 2016, indica que essa forma de agricultura está presente em 90% dos municípios brasileiros e responde por 35% do PIB nacional.
O modo de produção é sustentável, promove uma alimentação mais saudável e ajuda o produtor local.
Para falar um pouco mais sobre o assunto, os voluntas convidaram Letícia Viana, Coordenadora do @Armaz
émdoCampo.ma , para gravar um vídeo explicativo, que você encontra aqui 🙂E para não te deixar com inveja do tanto de Cine Debate que teve essa semana, os voluntas de Recife separaram um filminho excelente pra você também assistir e debater com quem quiser! O longa chama-se “Sustainable”, e claro, fala sobre sustentabilidade econômica e ambiental e suas relações com o nosso sistema alimentar. Legal, né? Vem ver o trailer aqui 🙂
O grupo de Porto Alegre continua com a campanha local #PortoNão. Essa semana, os voluntas repostaram uma imagem da @preservetorres
, e aproveitaram para divulgar a petição que está rolandopela causa. Bora assinar e ajudar?
Como entrada para os pratos deliciosos dessa semana, o grupo de Brasília contou, através de um vídeo
, a história da Segunda Sem Carne e falou da importância de repensarmos nossos atos. <3
Agora vamos para eles, os pratos principais:
Hambúrguer vegano de feijão preto – Recife <3
Bolinho de brócolis e couve flor – Goiânia (repost Green Brasil) <3
a saudade que dá de fazer uma ação na rua, né? Para aquecer o coração, o grupo de Belo Horizonte lembrou de uma ação de 2017. Na ocasião, os voluntários e voluntárias foram até o Parque Municipal de BH para realizar uma atividade educativa envolvendo a campanha Defenda os Corais da Amazônia 🙂
Seguiremos atualizando e apoiando os grupos, afinal, estamos todes juntos nessa 🙂
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.