(SVB), “a gente nem se dá conta, mas sim, a Segunda Sem Carne está mudando a realidade do consumo de carne e derivados no país”. Segundo Monica, mais de 327 milhões de refeições vegetarianas e veganas foram oferecidas desde 2009 até hoje graças à Segunda Sem Carne, um trabalho feito com diversos parceiros.
“O que eu mais adoro nessa campanha é que ela não aponta o dedo, ela acolhe e convida a gente a mudar os hábitos de um jeito muito prazeroso”, comemora Adriana Charoux, da campanha de Florestas do Greenpeace.
A agropecuária é hoje uma das principais causas do desmatamento de florestas no mundo e é responsável por aproximadamente 60% das emissões dos gases do efeito estufa, que provocam o superaquecimento do planeta. Além disso, a soja, que é o principal vetor de desmatamento do Cerrado, tem 90% de sua produção mundial destinada para ração animal.
Nós defendemos a redução drástica do consumo de proteína animal, não apenas para poupar a floresta e reduzir as emissões de gases do efeito estufa, mas também porque sabemos que “mais vegetais e menos carne” é sinônimo de melhorias para a nossa saúde. Por isso, há mais de 10 anos expomos os problemas relacionados à pecuária. Você pode conhecer mais sobre o assunto aqui.
O movimento só cresce: além da Segunda Sem Carne, também participamos da Semana Mundial Sem Carne, que acontece todos os anos, em junho.

Receitas?! Quero!!

Perguntamos em nosso Instagram: “Qual a sua receita sem carne favorita?”. Selecionamos algumas das respostas para compartilhar as receitas dessas refeições tão saborosas – foi impossível não ficar com água na boca. Delicie-se!
  • Falafel, sugestão do @gabrielsilvani
  • Lasanha de berinjela, sugestão da @rhayza1993
  • Estrogonofe de brócolis, sugestão da @tori_sribeiro
  • Nhoque de beterraba, sugestão do @thiagohsrs
  • Carne de casca de banana, sugestão da @pdv_agustinile