No dia 26 de setembro, um dia antes da segunda Greve Global pelo Clima do mês, representantes do FFF receberam do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente o prêmio “Campeões da Terra”, o principal prêmio ambiental global da ONU (Organização das Nações Unidas).
No entanto, sob o argumento de que o poder de mudar o curso da humanidade não está apenas em suas mãos, os representantes do movimento deram uma resposta de quem prova que não quer holofotes, mas que age de acordo com o que defende: “Nosso futuro já está comprometido pela falta de ação de vocês. Nós entendemos que é uma honra receber esse prêmio, mas não podemos aceitá-lo. Em vez disso, nós o oferecemos a vocês, que detém o poder de salvar a humanidade dela mesma. Vocês devem agir a tempo de se tornarem os verdadeiros Campeões da Terra”, disse a jovem ativista americana Kallan Benson, 15 anos, que discursou em nome da juventude.
Acompanhada de outros cinco representantes, a jovem ainda destacou com inconformismo a apatia e a passividade dos adultos e dos líderes políticos que há tempos têm conhecimento de como as ações humanas estão impactando a vida no planeta: “Vocês já sabem há anos que queimar combustíveis fósseis degrada a capacidade de nosso planeta em sustentar a vida. Vocês sabem que estão sacrificando nosso futuro quando deixam de agir.. (…) Prêmios são para celebrar conquistas, mas a conquista que buscamos ainda não alcançamos. O mundo está em crise climática e as ações das Nações Unidas não estão conseguindo detê-la”, disse Kallan.
Por fim, Kallan destacou que o número de ativistas engajados cresce a cada dia; são pessoas que vão compreendendo a urgência do assunto e que se unem ao movimento da juventude para insistir que suas vozes sejam ouvidas. “Nós vamos continuar crescendo porque nosso movimento é empoderado pela ciência, pela catástrofe climática, pelo desespero e pelo desejo de viver. (…) E faremos greve de novo, e de novo, até que vocês mudem o rumo da humanidade”.
Veja alguns trechos do discurso:
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.