Sobre pessoas que inspiram e me fazem querer ser alguém melhor
No último mês, tive o privilégio de participar pelo Greenpeace da etapa Nordeste do projeto Banana-Terra. Foi lindo, intenso e especial por tantos motivos que teria que escrever um livro para expressar.Esse projeto é especial por todos os motivos existentes na face da Terra: é sobre pessoas, ativismo, companheirismo, conhecimento e amizade. É uma ferramenta para jovens ativistas que apoiam a luta por direitos humanos e meio ambiente, que querem multiplicar conhecimento e a mudança, encorajando a luta por um mundo mais justo para todos e todas.

Projeto Banana-Terra, São Luís – MA ©Julia Mente / Greenpeace
Trabalhei bastante junto a outros colegas em três dias de oficina. Dentre as atividades, muita escuta, muita atenção, intenção, trocas de ideia, construção de projetos, atividades em grupo e dinâmicas para se pensar um modelo de mundo melhor.
Foi um “boom” de sentimentos com um único objetivo: mudar a vida das pessoas. E pessoas nesse contexto são entendidas em toda a sua diversidade: aquelas próximas a nós, às que vivem em comunidades indígenas, sobre aquelas que não têm oportunidade de frequentar a escola, os produtores rurais, homossexuais. Todos os tipos de pessoa!

Projeto Banana-Terra, São Luís – MA ©Julia Mente / Greenpeace
Nordeste, será sempre assim, sorrindo para mim? Vocês são solares, iluminados, daqueles que fazem impossível não se deixar contagiar pela felicidade. Como é bom ter exemplos de profissionais, de espelhos, de quem quero ser e de poder trabalhar com outras Organizações que tanto admiro.
Fui ouvido e presenteado anonimamente por comentários como “obrigado por me ouvir” e “obrigado por ter feito eu me sentir uma pessoa melhor”. Como não amar esse trabalho? Logo eu, que sempre tive tanta dificuldade em me aceitar e de acreditar no meu potencial enquanto profissional e ser humano.

Projeto Banana-Terra, São Luís – MA ©Julia Mente / Greenpeace
Esse projeto ainda vai continuar crescendo, como uma árvore, e as flores serão os impactados pela mudança. Conheçam mais sobre o projeto acessando o site do Banana-Terra: www.bananaterra.org.br e também no Greenwire, no Grupo Banana-Terra. Lá você pode acompanhar o trabalho dos multiplicadores e debater sobre questões de meio ambiente e direitos humanos.
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.