Durante inauguração das placas solares em Vila Isabel, os jovens do
Juventude Solar receberam certificados por terem participado das
capacitações (©Otávio Almeida/Greenpeace)
Depois de dois meses trabalhando com os jovens pude observar que cada um dos nossos encontros enriqueceu o grupo. Os jovens, sempre alegres e curiosos, surpreenderam com seu envolvimento, atenção e fixação do aprendizado. Tenho certeza de que eles chegaram ao final do projeto diferentes, com um olhar mais crítico em relação à seus futuros profissionais e à importância da adoção de fontes limpas como uma garantia para as futuras gerações.
O Ceaca-Vila (Centro Comunitário Lídia dos Santos) também passou por uma profunda transformação. Teve o privilégio de receber a primeira instalação de um sistema de energia solar conectado à rede em uma comunidade e tem, hoje, a possibilidade de fazer parte do circuito de visitação das instalações solares no Rio de Janeiro. Certamente, o Ceaca-Vila abrigará projetos educacionais voltados à promoção do uso da energia solar e trará benefícios aos mais de 27 mil habitantes do Morro dos Macacos.
Esse projeto pioneiro foi realizado pelo Greenpeace Brasil com o auxílio do grupo de voluntários do Rio de Janeiro, mostrando que existem soluções para limpar a matriz energética do país e que elas estão ao alcance de todos.
Agradecemos a cada um que vibrou conosco desde o início. Um obrigado especial à Dona Anna Marcondes e à equipe do Ceaca-Vila que nos recebeu com carinho e que nos incentivou durante todo o percurso do projeto. Também não posso esquecer de agradecer os jovens que permitiram que fizéssemos parte de suas vidas. Convidamos todos a deixar o Sol entrar em suas vidas também! Bora solarizar o Brasil?
*Vânia Stolze é coordenadora do projeto Juventude Solar
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.