Wednesday, March 28, 2012

Velejando em plena floresta


Em frente à Serra de Santa Júlia, no Pará, velas foram içadas e Rainbow Warrior começou a velejar no Rio Amazonas (crédito: Bruno Kelly)
Quando o Rainbow Warrior estava em frente da Serra de Santa Julia, abaixo de Parintins, no estado do Pará, às 14h50 de ontem (27), as grandes velas brancas começaram a ser içadas. A operação levou 15 minutos. A partir de então, o navio do Greenpeace velejou em pleno rio Amazonas, a caminho de Santarém, aonde chegamos hoje, por volta das 6h30. Partimos no final da tarde da segunda (26) de Manaus.

Todo o tempo que o navio estiver em águas brasileiras, sejam elas doces ou salgadas, no Norte, Nordeste ou Sudeste, haverá uma equipe de comunicação a bordo registrando cada momento desta expedição, que acabará em junho, em Santos, no litoral paulista.

Dessa forma, queremos compartilhar com vocês a experiência de navegar em uma embarcação totalmente sustentável, que é um megafone para o Greenpeace enviar a sua mensagem para o Brasil e o mundo: o país precisa de uma Lei de Desmatamento Zero.

Quem vai escrever para vocês até Santarém sou eu, Ximena Leiva, da equipe de comunicação do escritório de Manaus. Juntei-me aos ativistas verdes em janeiro. Sou filha de chilenos que chegaram em Campinas no ano de 1973, momentos antes de Augusto Pinochet subir ao poder. Nasci em São Paulo, rodei por vários lugares e agora adotei a Amazônia como meu lar. Estou há 15 anos batalhando o jornalismo, em redações, empresas e, pela primeira vez, numa ONG.

Quem também está a bordo é Fernanda Shirakawa, nossa webby curitibana, que faz parte da terceira geração de japoneses que escolheu o Brasil como sua pátria. Ela está no Greenpeace há quatro anos, e já trabalhou com times de web da Itália e da Nova Zelândia.

Fernanda está colaborando agora com o escritório do Brasil e compartilhando sua experiência conosco. Ela ajudou o time web brasileiro a desenvolver uma estratégia de mobilização online para a campanha do Desmatamento Zero. Para isso, foi lançado o site Liga das Florestas, um desafio que tem como objetivo engajar a população para assinar a petição.

Desde a quinta-feira (22), o Greenpeace coleta assinaturas de cidadãos brasileiros que querem e sonham com um Brasil verde, onde suas matas sejam preservadas. Precisamos de 1,4 milhão de pessoas abraçando esta causa para, assim, fazer o Congresso Nacional votar esta lei de iniciativa popular, igual à Ficha Limpa.

Para compartilharmos com vocês como é a vida no navio, criamos o Diário de Bordo. Ele é composto por vídeos, posts neste blog e nas redes sociais, com informações sobre o dia-a-dia no Rainbow Warrior e como as pessoas a bordo, da Itália, Espanha, Alemanha, Brasil, Reino Unido, Áustria, Holanda, Chile, Rússia, Suécia, Ucrânia e Estados Unidos, trabalham em conjunto com a mesma meta.

Vamos registrar como é puxado o trabalho por aqui e o convívio entre pessoas de tão diferentes culturas. Durante todo o dia e toda a noite temos pessoas fazendo o navio se mover, cozinhando, limpando, programando nossos eventos, fazendo sua segurança, e por aí vai - e isso tudo sem perder o foco na importância de se preservar o ambiente e de nosso papel nisso.

Assim, para vocês entrarem neste mundo, convidamos Douglas Engle para fazer os vídeos. Ele é norte-americano e mora no Brasil há 14 anos. Colabora para agências de notícias e televisões estrangeiras. Há dois anos, Douglas faz trabalhos para o Greenpeace, pelo menos três vezes ao ano vem para a Amazônia.

Até Santarém, quem estará retratando nossa rotina a bordo é o nosso fotógrafo Bruno Kelly, nascido em São José dos Campos (SP). Como eu, ele veio desbravar a floresta amazônica. Faz três anos que Bruno mora em Manaus e trabalha para um jornal local e envia material para agências de notícias internacionais. Sempre registrando a beleza desta região e também a sua devastação. Mas esperamos que em breve isto não aconteça mais. Fonte;Greenpeace

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.