Friday, March 16, 2012

Pede pra sair


Ativistas do Greenpeace derramam óleo na porta da Chevron, no Rio de Janeiro, para protestar contra o acidente no Campo do Frade ©Greenpeace/Gilvan BarretoA Chevron anunciou a suspensão de suas atividades no Brasil. Após terem sido identificados novos vazamentos de petróleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro a empresa decidiu que precisa estudar melhor a geologia do local. Foram encontrado três pontos de vazamento em uma fissura até então desconhecida. Os novos pontos estão a aproximadamente 3 km do poço MUP-1, onde aconteceu o acidente que jogou mais de 2 mil litros de petróleo no mar, em novembro do ano passado.
A Chevron, empresa responsável pela exploração de óleo na região, informou o Ibama sobre a existência da nova fissura e técnicos do órgão ambiental e da Agência Nacional de Petróleo (ANP) ainda estão analisando se esse vazamento está relacionado ao primeiro acidente.
De acordo com o comunicado da petroleira ao Ibama, embarcações estão monitorando a área e dispersam as manchas locais, foram cerca de 10 litros que vazaram. Na semana passada, a Chevron enviou o relatório sobre o primeiro vazamento para a ANP, que informou que a petroleira continua proibida de perfurar no Brasil por não ter atendido aos requisitos de segurança.
O tema da exploração de petróleo na camada pré-sal continua sendo delicado já que o controle e a contenção de petróleo no caso de acidentes são muito difíceis. São necessárias medidas de prevenção mais rígidas e, até que a segurança do pré-sal esteja totalmente garantida, é melhor a ANP não deixar nenhuma empresa explorar petróleo na região.
Confira a matéria completa aqui.Fonte;Greenpeace

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.