Tuesday, August 28, 2018

Criativos do Ceará: o ativismo que nasce nas escolas

por Greenpeace Brasil

 O Greenpeace participou de oficina do movimento Criativos da Escola para conhecer e fortalecer iniciativas transformadoras criadas por jovens ao redor do Brasil

Já pensou como um projeto criado dentro da escola para promover a preservação do bioma de caatinga pode se tornar uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade? E como um grupo de estudantes pode recontar a história esquecida de sua cidade para os moradores e visitantes em formato de cordel, valorizando a tradição local? Ainda, de que forma estudantes de uma escola podem fazer sua parte por melhores condições de saneamento no município com a instalação de ecofossas, idealizadas pelos próprios jovens?
Pois todas essas ideias se tornaram realidade graças à força de vontade e criatividade de alunos e alunas ao redor de todo o país! E o que elas têm em comum? Todas foram celebradas pelo movimento Criativos da Escola, que busca engajar estudantes e educadores de todo o Brasil com ideias e projetos que promovem a transformação de sua realidade.
Desde 2015, o movimento realiza o Desafio Criativos da Escola, uma premiação anual de projetos com grande impacto social para a escola ou comunidade local dentro dos mais variados temas como preservação do meio ambiente, discussão de questões étnico-raciais e melhorias no convívio e metodologia de ensino do ambiente escolar.
O Greenpeace foi convidado pelo Instituto Alana, idealizadores do Criativos da Escola no Brasil, para participar de uma oficina na cidade de Cascavel, no Ceará, no mês de junho de 2018. O encontro reuniu 23 estudantes de diferentes partes do estado com projetos premiados nesses três anos de existência do Criativos da Escola.
Durante as atividades, eles foram estimulados a acreditar na capacidade de engajamento, ativismo, comunicação e captação de recursos de seus projetos. A ideia é deixar claro que os jovens possuem grande poder de mobilização. Para colocar em prática o potencial de comunicação dos projetos, simularam entrevistas para rádio, TV e jornal impresso. Além disso, durante todo o período, houve uma troca intensa de experiências entre as diferentes iniciativas.
O desenvolvedor de Comunidades do Greenpeace Brasil, Rafael Ferraz, esteve presente nas atividades e destacou a identificação que o movimento realizado pelo Criativos da Escola possui com o propósito ativista e engajado que o Greenpeace carrega como marca de sua história. “Fiquei muito feliz em representar o Greenpeace nesta parceria, que reafirma nosso compromisso para colaborar com iniciativas que contribuem com o empoderamento das pessoas, especialmente do público jovem, que protagoniza mudanças concretas nas regiões em que vivem”
Ao todo, estiveram reunidos os realizadores de seis projetos que surgiram nas escolas do estado entre 2015 e 2017. Entre as iniciativas estão: espaços itinerantes para debater as questões políticas locais do município de Mulungu, com o Tenda Móvel; a movimentação do turismo local com a criação do primeiro Ecomuseu na cidade de Pacoti; e a revitalização da biblioteca da escola acompanhada de projetos de incentivo à leitura em Cascavel, com a iniciativa do Entrelinhas.

O coordenador do projeto dentro do Instituto Alana, Gabriel Salgado, conta que nesses três anos, diante dos mais diversos projetos, algo em comum transformou a realidade dos jovens envolvidos em cada uma das experiências: a percepção de que é possível transformar a realidade. “Tem projetos que seguem acontecendo e são apropriados pelas comunidades. E tem projetos que, embora não continuem acontecendo, tiveram um impacto muito grande na autonomia dos alunos. A gente percebe que agrega muito pro desenvolvimento pessoal deles e na forma como se colocam no mundo a partir daquilo.”

DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA 2018

O Criativos da Escola faz parte do movimento global Design For Change, que surge na Índia em 2006 e já foi multiplicado em mais de 60 países, sempre com o intuito de valorizar a autonomia e o potencial criativo de estudantes ao redor do mundo, estimulando a multiplicação de ideias inovadoras que nascem nas escolas
Realizado desde 2015 no Brasil, por iniciativa do Instituto Alana, o movimento acompanha projetos espalhados pelo país e realiza o Desafio Criativos da Escola, uma premiação que reúne anualmente 11 projetos de grande impacto social para a escola ou comunidade local.
Já foram milhares de projetos inscritos e divulgados pelo movimento. Cada uma das iniciativas selecionadas, recebe o convite para que três alunos e um educador participem de um encontro presencial com os jovens envolvidos em outros projetos ao redor do país. A oportunidade serve para que eles possam trocar as experiências vividas com seus projetos e sejam desafiados para uma última missão, realizada entre todos de forma colaborativa.
Diante de tantas boas ideias, o Criativos da Escola também divulga, ao longo do ano seguinte, matérias semanais sobre outros projetos inscritos no desafio e que não foram selecionados. Todas essas histórias podem ser conferidas no site.
Neste ano, as inscrições já estão abertas e vão até o dia 01 de Outubro. O encontro dos criativos premiados no Desafio vai acontecer no Ceará, no mês de Dezembro.

Inscreva sua ideia, seja um agente da mudança e incentive cada vez mais jovens a se mobilizarem pela transformação!

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.