Prefeitura informa que edital da licitação dos ônibus
de São Paulo terá metas de redução de poluentes mas, nos bastidores do
poder, elas ainda correm risco
Após a pressão pública, o secretário municipal de
Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, informou que o novo edital de
licitação das linhas de ônibus terá metas claras que garantam o fim do
uso do diesel no transporte público da capital. A declaração inédita, registrada em ata,
ocorreu durante a audiência com a 5° Promotoria de Justiça do Meio
Ambiente da Capital, na qual participaram o Greenpeace e a Secretaria do
Verde e Meio Ambiente.
©Rogério Assis/Greenpeace
Sem dúvida é um avanço, pois a licitação é determinante para apontar os tipos de veículos que vão circular nas ruas nos próximos 20 anos. Mas é preciso vigilância: as metas correm o risco de serem insuficientes em função de lobby e de interesses privados que serão contrariados.
Um exemplo é o projeto de lei do vereador Milton
Leite (DEM) que está para ser votado em breve na Câmara Municipal.
Apesar de a Lei do Clima de Sao Paulo determinar, desde 2009, que toda a
frota de ônibus rode apenas com combustível 100% renovável a partir de
2018, o vereador quer nos manter amarrados ao diesel até 2037, ou seja,
por mais 20 anos, atropelando a Lei do Clima, e indo na contramão de
países como Noruega, França, Alemanha e Reino Unido, que já
estabeleceram o fim dos veículos a diesel para a próxima década.
O Greenpeace vem mostrando que a transição para combustíveis renováveis é necessária e urgente, uma vez que cerca de 4 mil pessoas morrem todos os anos na
cidade de São Paulo em decorrência da poluição gerada pelos ônibus.
Além disso, a adoção dos veículos elétricos é viável e um grande
estímulo econômico e tecnológico para a cidade, como já demonstramos.
Continuamos monitorando as ações das secretarias e da
Prefeitura a fim de garantir uma cidade livre de poluentes e mais
saudável para a população. Apoiamos uma transição eficiente e rápida,
dada a urgência do tema e já demonstramos que ela pode ser feita num
curto espaço de tempo.
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