Participe do Dia Mundial Sem Carne e colabore com um dia melhor para o planeta
A produção de proteína animal tem um efeito devastador sobre o meio ambiente. No Brasil, só a pecuária é responsável por pelo menos 60% do desmatamento da floresta amazônica e por boa parte das emissões dos gases de efeito estufa. É por isso que uma das formas mais eficientes de proteger o planeta é repensar os hábitos de consumo e reduzir a ingestão de alimentos de origem animal.
O Greenpeace está orgulhoso de fazer parte do Dia Mundial Sem Carne, que acontece hoje, 13 de junho. O objetivo é alertar sobre o impacto gerado pela produção de carne em nosso planeta e aumentar o conhecimento das pessoas sobre o consumo responsável.
Imagine só: no Brasil, a produção de apenas 1 kg de carne bovina exige mais de 165 m2 de pasto. Isso equivale a mais de 6.500 m2 de terras por ano para cada brasileiro apenas para a produção de carne bovina – que é quase um campo de futebol!
A ideia desta data é que cada um fique sem comer carne por um dia inteiro e reflita sobre tudo o que ela causa no mundo.
Dá uma olhada nesses impactos:-
Ficar apenas um dia sem comer carne é o mesmo que poupar água suficiente para o uso diário de nove pessoas.
-
Segundo a ONU, em 2050 o planeta terá nove bilhões de habitantes. Se quisermos responder a essa demanda por carne seguindo os mesmo padrões de consumo atual o resultado será a destruição total das florestas da água e do solo pelo avanço da pecuária.
-
Comer menos carne significa também colaborar com a proteção da Amazônia, já que a pecuária ainda é o principal motivo de desmatamento.
-
Quanto mais carne se come, maior é a expansão da produção de soja e milho, responsável por 55% dos agrotóxicos aplicados no Brasil e voltada principalmente para a exportação e alimentação animal.
Para saber mais e se informar sobre outros impactos da produção de carne, acesse o site Carne ao Molho Madeira,
campanha do Greenpeace que já fez duas grandes redes de supermercado
assinarem um termo garantindo a comercialização de carne bovina livre de
desmatamento e trabalho escravo.
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.