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Wednesday, August 26, 2020
Rumo a Tefé
por
Patrícia Bonilha
Estamos navegando durante mais de 50 horas para percorrer os 620 km
de Manaus até Tefé, nossa primeira parada da expedição que está
transportando ajuda emergencial para os povos indígenas
24 de agosto de 2020 – segunda-feira
A primeira noite a bordo foi incrivelmente fria. Já havia passado por
experiências assim na Amazônia, quando estive a trabalho em terras
indígenas em Rondônia e no Maranhão. Mas nos rios amazônicos foi a
primeira vez que passei tanto frio. A friagem que essa massa de ar
trouxe alguns dias atrás para a maior floresta tropical do mundo, somada
ao vento contínuo, fez com que nos sentíssemos na região Sul do Brasil,
em pleno inverno. E não estou exagerando. Alguns de nós nem conseguiram
dormir. Foi “frio, frio, frio” (como dizem por aqui quando querem
intensificar algo).
Sob um soberano sol, durante toda a manhã foi possível ver na margem
esquerda do Solimões muitas áreas desmatadas, inclusive algumas fazendas
de gado. Ainda estávamos próximos a Manaus, pois estamos navegando com
uma velocidade média de 13km/hora. Isso significa que até chegarmos em
Tefé, nossa primeira parada, a 620 km de Manaus, serão mais de 50 horas
navegando. Interessante notar que leva apenas uma hora para voar de
Manaus para Tefé.
Tamanha diferença de tempos dá uma dimensão da complexidade logística
da região e das dificuldades de quem vive no interior, nas áreas de
mais difícil acesso, ter respeitado seus direitos fundamentais, como o
direito à saúde. É exatamente essa a situação dos povos indígenas,
bastante agravada agora no contexto de pandemia da Covid-19.
Numa entrevista no sábado, antes da partida da nossa expedição, já no
porto, Nara Baré, da Terra Indígena Alto Rio Negro, coordenadora-geral
da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira
(Coiab), fez a seguinte reflexão:
“Tem muita gente que não faz a mínima ideia de como é aqui. Por
exemplo, para que se faça esta entrega, para que esta ajuda humanitária
chegue às populações do Rio Solimões, serão quase dez dias de barco. Dez
dias! Imagina o que são dez dias, num momento como este da pandemia em
que o tempo é nosso inimigo. Há lugares remotos em que só se chega de
avião pequeno, de helicóptero. E há pessoas lá que precisam dessa ajuda
porque o vírus chegou”. Nara ainda disse: “quando esta ajuda chegar,
ela será muito bem-vinda, porque é necessária”.
As quase 22 toneladas de equipamentos hospitalares e materiais de
higiene e proteção que transportamos nesta expedição foram doações
feitas por diversos parceiros do Asas da Emergência, como a Coiab e os
Expedicionários da Saúde (EDS), além do Greenpeace.
Faça sol ou faça chuva, nossa missão é seguir Solimões acima e
entregar esses materiais para as lideranças indígenas e os
representantes das organizações parceiras nos oito portos, até chegarmos
ao nosso destino final, em Tabatinga.
Barco, nosso calmo lar
Durante essa semana o simpático barco “Samara Lopes XII” será nossa
morada. Denominado de “barco regional”, ele também é chamado de
“recreio” quando faz o transporte de linha, seja de passageiros ou
carga, entre as cidades. Embarcação bastante comum em toda a Amazônia, o
barco regional tem a proa (parte da frente) e a popa (parte de trás)
arredondadas, o que o torna muito diferente das quadradas “gaiolas”,
típicas na região do Rio São Francisco.
Geralmente, esses barcos são feitos de itaúba, madeira muito
utilizada na construção de embarcações devido à sua durabilidade. Se bem
cuidados, eles podem chegar a 60 anos. Um de seus comandantes, Nelinho,
me conta que, infelizmente, a itaúba não é mais tão comum como antes.
“É o desmatamento!”, lamenta.
Com apenas oito anos, o “Samara Lopes XII”, ainda é uma criança. Mas
mesmo este curto período de tempo é suficiente para perceber que muitas
mudanças ocorrem na Amazônia. Com a experiência de quem nasceu e viveu
na beira do Solimões a vida toda, Nelinho explica que tudo aqui está
profundamente conectado.
“Por exemplo, quando as águas sobem, ocorrem muitos desmoronamentos e
essas terras formam novas praias, que surgem a cada ano. Se acontece
alguma coisa importante lá na cabeceira do rio, a gente percebe aqui
embaixo. Então, a gente sabe desde pequeno que precisa cuidar de cada
pedaço dos rios e das matas”, alerta ele.
Acolher a sabedoria da população nativa e dos povos da floresta nos
abre caminhos seguros rumo a uma sociedade mais equilibrada, que preza
pelo respeito à vida e pela continuidade da nossa existência nesse
planeta. Um sol excessivamente vermelho se põe por trás da floresta, na
margem direita do rio.
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equipe segue de casa trabalhando em nossas campanhas, pesquisas e no
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