Friday, August 28, 2020

O poder da mobilização pelo trabalho voluntário

por Rafael Fernandes 

 

Hoje é comemorado no Brasil o Dia do Voluntariado, uma data para celebrar e homenagear pessoas que são agentes de transformação, que dedicam seu tempo e suas habilidades em prol de um benefício maior

Aqui no Greenpeace Brasil, os voluntários e voluntárias são responsáveis por estar na linha de frente, levando o debate para as ruas e para as redes, em mobilizações. Eles também estão no centro de nossa atuação, auxiliando a criação de nossas campanhas e nos alimentando com o olhar e o entusiasmo de quem está comprometido de corpo, mente e coração em tornar o mundo um lugar mais verde e justo para vivermos.

Nós acreditamos que as pessoas têm o poder para gerar a mudança no mundo, então sempre buscamos tê-las por perto, ouvindo-as e envolvendo-as em nossas campanhas e projetos. Buscamos oferecemos a melhor experiência com a Organização para que se sintam encorajadas a contribuir com a mudança, seja através da sua voz, do seu tempo, seja realizando uma ação pontual ou recorrente. Todos e todas podem fazer parte da transformação.

Depoimento Voluntária de Recife

Para nós, a mudança será possível quando as pessoas estiverem engajadas com a temática socioambiental e mobilizarem seus amigos, vizinhos e familiares para também agirem pela proteção do planeta, pelo bem-estar das pessoas e pela paz – esse é um dos principais impactos do trabalho voluntário.

Depoimento Voluntária do Litoral Norte-RS

Mesmo em um momento em que enfrentamos duas crises simultâneas – a da Covid-19 e a emergência climática, os voluntários e voluntárias continuam ativos pela internet. Desde o começo da pandemia, realizaram mais de 150 atividades online.

São cerca de 3.500 pessoas, em mais de 300 cidades, que ajudam a divulgar nossas campanhas. Elas criam mobilizações com fotos e vídeos; se posicionam nas redes sociais com tuitaços, desafios no Instagram e TikTok; fazem debates através de lives e ferramentas de videoconferência; auxiliam na tradução de documentos e em pesquisas para nossas campanhas; ministram cursos online sobre a temática socioambiental; pressionam as autoridades locais contra ameaças em suas regiões. Enfim, fazem muita coisa utilizando ferramentas online, unindo todas as cinco regiões do país por um objetivo comum.

Sem dúvidas, a diversidade existente no voluntariado é um dos maiores benefícios, dando a oportunidade de criar conexões, experienciar a diferença e sair da zona de conforto. Assim, além de contribuir para um presente e um futuro melhor, os voluntários e voluntárias também se desenvolvem como pessoas mais empáticas, tolerantes, analíticas e sem medo de enfrentar novos desafios. Contribuem assim para uma mudança de mentalidade e desafiam as atuais dinâmicas de poder.

Por isso, gostaríamos de agradecer e parabenizar o voluntariado do Greenpeace Brasil pelo lindo trabalho que realizam. É através de vocês, voluntários e voluntárias, que podemos ir ainda mais longe.

Ainda não é voluntário?

Se você não faz parte desta incrível rede, acesse o Conexão Verde

, a nossa plataforma de voluntariado e mobilização. Dentro dela você pode se conectar a pessoas incríveis de todo o Brasil, encontrar os grupos locais espalhados pelas cinco regiões do país e fazer parte das atividades propostas – ou também propor atividades.
Lá também temos grupos de discussão dos mais diversos temas e oportunidades de mobilização online, nos quais você pode atuar de qualquer lugar, pela internet, e aprender muito com as nossas conversas com especialistas, os kits e guias de mobilização, e muita troca de experiência. Te esperamos lá!

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.