© Steve Morgan / Greenpeace
“Ficamos felizes com os resultados”. Membro da Ciclocidade (Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo), Daniel Guth saiu animado da Câmara dos Vereadores na última terça-feira. Foi ali, numa reunião da Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana, que o vereador Nabil Bonduki (PT) apresentou seus últimos retoques no texto do Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo. E as bicicletas estavam presentes em várias linhas. “Incluíram pratciamente tudo o que pedimos”, comemorou Daniel.
Segundo o ciclista, o PDE planeja medidas como implantar infraestrutura cicloviária em locais onde hoje são vagas de estacionamento para carros e adaptar viadutos para a circulação de pedestres e ciclistas. Um outro artigo polêmico do texto, que antes previa restringir o trânsito de bicicletas apenas às vias de menor movimento, também foi derrubado. “Batemos o pé, porque isso era inclusive contra o Código de Trânsito Brasileiro. A circulação das bikes tem que ser garantida em todas as vias, independentemente de sua característica”, defendeu.
Durante a reunião, os cicloativistas também entregaram uma carta-manifesto assinada por várias organizações e coletivos, entre elas o Greenpeace. O documento pedia que o Plano Diretor estabeleça a destinação obrigatória de 10% dos recursos da Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano) em obras do sistema cicloviário. Atualmente, os recursos do Fundurb são aplicados em habitações de interesse social, no transporte coletivo e em melhoramentos em vias estruturais. Caso a proposição dos 10% seja acolhida, R$ 50 milhões estariam garantidos para obras de infraestrutura voltadas às bikes.
O vereador Nabil Bonduki levou a ideia à prefeitura, que propôs dividir 30% dos recursos do Fundurb entre transportes coletivos e não-motorizados. As organizações de ciclistas, porém, acharam injusto: os transportes públicos demandam um imenso volume de recursos e, por isso, as opções não-motorizadas sempre sairiam perdendo nessa balança. O vereador, então, prometeu retomar essa conversa com o prefeito Fernando Haddad e com os demais vereadores. A previsão é que o PDE seja finalizado nas próximas semanas.
“Ficamos felizes com os resultados”. Membro da Ciclocidade (Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo), Daniel Guth saiu animado da Câmara dos Vereadores na última terça-feira. Foi ali, numa reunião da Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana, que o vereador Nabil Bonduki (PT) apresentou seus últimos retoques no texto do Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo. E as bicicletas estavam presentes em várias linhas. “Incluíram pratciamente tudo o que pedimos”, comemorou Daniel.
Segundo o ciclista, o PDE planeja medidas como implantar infraestrutura cicloviária em locais onde hoje são vagas de estacionamento para carros e adaptar viadutos para a circulação de pedestres e ciclistas. Um outro artigo polêmico do texto, que antes previa restringir o trânsito de bicicletas apenas às vias de menor movimento, também foi derrubado. “Batemos o pé, porque isso era inclusive contra o Código de Trânsito Brasileiro. A circulação das bikes tem que ser garantida em todas as vias, independentemente de sua característica”, defendeu.
Durante a reunião, os cicloativistas também entregaram uma carta-manifesto assinada por várias organizações e coletivos, entre elas o Greenpeace. O documento pedia que o Plano Diretor estabeleça a destinação obrigatória de 10% dos recursos da Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano) em obras do sistema cicloviário. Atualmente, os recursos do Fundurb são aplicados em habitações de interesse social, no transporte coletivo e em melhoramentos em vias estruturais. Caso a proposição dos 10% seja acolhida, R$ 50 milhões estariam garantidos para obras de infraestrutura voltadas às bikes.
O vereador Nabil Bonduki levou a ideia à prefeitura, que propôs dividir 30% dos recursos do Fundurb entre transportes coletivos e não-motorizados. As organizações de ciclistas, porém, acharam injusto: os transportes públicos demandam um imenso volume de recursos e, por isso, as opções não-motorizadas sempre sairiam perdendo nessa balança. O vereador, então, prometeu retomar essa conversa com o prefeito Fernando Haddad e com os demais vereadores. A previsão é que o PDE seja finalizado nas próximas semanas.
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.