Saturday, June 15, 2019

Desde domingo, ativistas do Greenpeace protestam em plataforma petrolífera da BP na Escócia

por Greenpeace Brasil

Petroleira BP consegue ordem judicial contra protesto pacífico do Greenpeace na Escócia, mas ativistas resistem há mais de 70 horas e dizem que não deixarão a empresa silenciar um protesto pacífico
Greenpeace Climbers on BP Oil Rig Scotland. © Greenpeace
Ativistas escalaram a plataforma de petróleo da BP e abriram um banner com os dizeres “Emergência climática” © Greenpeace
A equipe de ativistas do Greenpeace que escalou no domingo uma plataforma de petróleo da BP na Escócia segue firme e forte no local. O Greenpeace exige que a BP acabe imediatamente com a perfuração de novos poços – como o que está próximo aos Corais da Amazônia, no Brasil – e mude para investir apenas em energias renováveis.
Nós sabemos que não podemos queimar todo o petróleo que já temos se quisermos limitar os impactos catastróficos das mudanças climáticas, mas a BP parece que não. A empresa mantém seu desejo de explorar mais e expandir sua produção de petróleo e gás.
A BP conseguiu uma liminar contra o protesto pacífico do Greenpeace exigindo que os ativistas parem com o protesto, mas os ativistas deixaram claro que continuarão lá. “Em um momento no qual o planeta vive (ou tenta sobreviver a) uma emergência climática, a BP não vê problemas em fazer lobby contra políticas voltadas para o combate às mudanças climáticas e ainda vai à justiça contra quem a desafia. Isso é mais uma mostra do descaso da BP e sua disposição em explorar petróleo a qualquer custo, mesmo em áreas sensíveis do ponto de vista socioambiental, seja no Mar do Norte, seja na bacia da Foz do Amazonas”, afirma Thiago Almeida, porta-voz da campanha Corais da Amazônia.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.