Ciclistas trocam carro por bicicleta (©Steve Morgan/Greenpeace)
Com o intuito de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades, e desmistificar as principais preocupações da população acerca do tema, o Bike Anjo, em parceria com outras organizações, promove, pelo segundo ano consecutivo, o Dia de Bike ao Trabalho. Anote na agenda: dia 09 de Maio de 2014.
Com o intuito de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades, e desmistificar as principais preocupações da população acerca do tema, o Bike Anjo, em parceria com outras organizações, promove, pelo segundo ano consecutivo, o Dia de Bike ao Trabalho. Anote na agenda: dia 09 de Maio de 2014.
A iniciativa procura
mostrar, na prática, todos os benefícios que o uso da bicicleta pode
trazer em termos de qualidade de vida, meio ambiente e até para a
produtividade profissional. Afinal, pedalar até o trabalho é saudável,
evita congestionamento e não emite nenhum gás de efeito estufa.
Para os interessados, o site do Dia De Bike ao Trabalho (http://debikeaotrabalho.org/)
possui dicas preciosas: como preparar a bicicleta, a melhor rota a ser
feita, as roupas mais confortáveis, o que fazer nos dias de chuva, como
se comunicar no trânsito e onde encontrar ciclistas experientes que
podem te dar uma mãozinha neste e em outros dias de pedaladas. É fácil,
simples e não custa nada.
O Greenpeace apoia a
iniciativa e para mostrar que é possível, separamos o depoimento de três
colegas que aceitaram o desafio e garantem que a escolha traz ótimos
resultados.
Quebrando os tabus
sobre mulheres de bicicletas, Gabriela Vuolo trocou o carro pela magrela
há cerca de um ano, quando percebeu que levava muito tempo para
percorrer pequenas distâncias. Segundo a campaigner
do Greenpeace Brasil, a bicicleta também fez bem para o seu humor e
para o bolso. “Percebi que eu não gostava da transformação que acontecia
comigo quando eu pegava o carro (link com o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0)–
eu reclamava das pessoas que buzinavam, falavam mal, entravam em guerra
com os outros carros; mas no instante em que meu carro parava no
congestionamento, eu me via fazendo essas mesmas coisas. E pra
completar, resolvi colocar tudo na ponta do lápis. A quantidade de
dinheiro gasto pra manter um carro em São Paulo, especialmente se você
só percorre distâncias curtas, é absurda e não compensa.”
Hoje, ela usa a
bicicleta para o trabalho, e para outros lugares também, quase todos os
dias, e se diverte muito mais do que antes. “Passei a perceber a cidade e
as distâncias de outro jeito e interagir mais com as pessoas pelo
caminho – eu sorrio pra elas, elas sorriem de volta. Também é verdade
que tem dias que dá uma preguiça de manhã. E tudo bem – a bicicleta não
precisa ser uma escravidão, há outros meios de transporte possíveis. Mas
o fato é que com o passar do tempo, eu notei que sinto falta quando
fico muitos dias longe da bike, por tudo de bom que ela me traz”.
O mesmo aconteceu com
Matheus Dutra, de Porto Alegre, Analista de Sistemas e Arquiteto de
Software e voluntário do Greenpeace Brasil. O gaúcho de 30 anos usa a
bicicleta como meio de transporte há anos e recomenda: “optei pela
bicicleta como meio de transporte em função da praticidade, velocidade e
agilidade de locomoção que ela oferece, além da enorme economia
financeira. Isso sem contar o condicionamento físico que ganhei dados os
24 quilômetros que percorro só no trajeto casa-trabalho. Com a
bicicleta, tenho mais vitalidade para enfrentar o dia-a-dia”.
Apesar de confessar as
dificuldades enfrentadas para conquistar seu espaço no trajeto de dez
quilômetros por grandes avenidas de Osasco até São Paulo, Thiago Rocha,
22 anos e analista de Marketing do Greenpeace Brasil, não troca a
bicicleta pelo transporte público ou pelo veículo individual, e dá dicas
para quem está começando: “Para quem está iniciando, recomendo fazer um
reconhecimento pelo trajeto antes de iniciar a pedalada, a fim de
traçar o melhor percurso com menos riscos”.
O resultado de todos
esses cuidados é inspirador: “O prazer de pedalar, poder observar a
cidade de outra perspectiva e praticar um esporte, e tudo isso apenas no
caminho do trabalho ou voltando pra casa é realmente incrível. Cada vez
mais vejo novos ciclistas no trajeto que faço diariamente e isso mostra
que as pessoas estão mudando e se conscientizando, a rua é um espaço de
todos e se aprendermos a dividir esse espaço, veremos mais bicicletas
nas ruas, menos carros e consequentemente um transito mais agradável”,
completa Thiago.
O Greenpeace trabalha
pelo desenvolvimento da mobilidade urbana nas cidades brasileiras. Não
só carro na rua, mas transporte público barato e de qualidade e respeito
com os transportes alternativos é uma de nossas principais metas.
E você, está esperando o que para começar a pedalar no Dia de Bike ao Trabalho!? Inscreva-se já (http://debikeaotrabalho.org/comoaderir/)!
*Heloísa Mota faz parte da equipe de mobilização do Greenpeace Brasil
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.