Thursday, April 10, 2014

Oi, prazer! Vamos pintar uma ciclovia juntos?


Tinta, spray e boa vontade: cicloativistas mudando a cidade.

Os ciclistas e pedestres que utilizam diariamente o canteiro entre as vias da Av. Pedroso de Morais, na zona Oeste de São Paulo, têm que ter paciência e aprender a fazer malabarismos. As curvas fechadas em S, a falta de iluminação, a ausência de sinalização, especialmente nos cruzamentos, colocam em risco a integridade de todos que transitam na região.
Inconformados com o fato de sua rota para o trabalho parecer mais uma tentativa de esporte radical, um grupo de amigos que utiliza a ciclovia diariamente resolveu, na mesa do almoço, que a solução era muito simples: “Vamos, nós, cidadãos, pintar e sinalizar a ciclovia”. Foi assim que eles se articularam com amigos e conheceram outros cicloativistas, que compartilhavam exatamente da mesma ideia, para mostrar ao poder público que fazer a coisa certa não é difícil e não é cara, só o que basta é compromisso e força de vontade.
Assim, nesta terça feira, cerca de quinze ativistas se reuniram para desenhar estêncis, preparar a tinta e organizar materiais de segurança que possibilitassem uma intervenção urbana divertida e segura. Afinal, garantir a segurança das pessoas era o objetivo principal da atividade.
Nem todos se conheciam, alguns de nome, outros apenas pelas mensagens trocadas em redes sociais, mas eles estavam pintando todos juntos, a partir das 22h da noite de 08 de Abril de 2014. Os recém-conhecidos pintaram e decoraram a esquina da Mario Guastini e da Praça Ernâni Braga com bicicletas e assinaram juntos: “Feito pelo Povo”. Lá ficaram por duas horas, alertando aos motoristas, ciclistas, motociclistas, pedestres e cachorros com seus donos, que elogiavam a idéia, para tomar cuidado com a tinta fresca. Pouco antes da meia noite, os ativistas saíram juntos, alguns pedalando e outros caminhando, orgulhosos do resultado, refletindo e sonhando sobre como poderiam ainda mudar muitas coisas juntos na cidade.
Nesta quarta-feira, a trajetória de todo dia dos usuários deste canteiro central foi mais alegre, e não teve quem não sentisse uma ponta de emoção ao ver os carros parando na faixa pintada pelo povo, pintada pelas pessoas que têm coragem de fazer mais, de compartilhar suas ideias e unir forças para ver uma cidade diferente acontecer. Parabéns a todos os envolvidos, nós todos compartilhamos juntos os resultados dessa inusitada e bela mobilização.
Vejam o registro no vídeo gravado pela jornalista e cicloativista Renata Falzoni.

*Heloisa Mota é do time de mobilização do Greenpeace.

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.