Thursday, February 9, 2012

Herói amazônico


Para fechar o Ano Internacional das Florestas, Paulo Adario, diretor da Campanha Amazônia do Greenpeace, foi escolhido pela ONU o Herói da Floresta na América Latina.Diretor da campanha Amazônia do Greenpeace, Paulo Adario pode não ter pinta de herói. Mas ele tem uma história de heroísmo e, desde hoje, o reconhecimento da ONU pelo seu trabalho em defesa da floresta amazônica. Ele acaba de ser escolhido pela organização internacional como ‘Herói da Floresta’ na América Latina.
Sua folha de serviços na Amazônia é uma aula de tenacidade, coragem e determinação. Ela começa com sua decisão de aceitar o convite do Greenpeace, em meados dos anos 90, para se mudar do Rio de Janeiro para Manaus. E lá, criar, do nada, a campanha para defender a floresta amazônica.
Logo que chegou, invadiu sua primeira madeireira para denunciar as ilegalidades do setor. Depois dessa, vieram muitas outras madeireiras. E então, Paulo e sua equipe foram atrás das indústrias da soja e do gado – esta última o maior vetor de devastação na região.
Claro, Paulo incomodou muita gente nesse país por defender a floresta. E por conta disso, ouviu muita ameaça de morte. Mas nunca deu meia volta. Pelo contrário. Instalou-se de vez na Amazônia, estruturou uma equipe, e o escritório do Greenpeace na região acabou ganhando vida.
Daí em diante, o Greenpeace teve um dedo – ou uma mão, um braço – em muito do que foi feito nos últimos anos para a proteção da Amazônia. Desde a criação de terras indígenas e unidades de conservação a compromissos inéditos assumidos por indústrias que alguns anos atrás ignoravam o rastro de devastação que deixavam para trás.
Numa galeria de fotos, reunimos imagens que contam um pouco a história de Paulo Adario na Amazônia. Que se confunde com a história do Greenpeace no Brasil, que completa 20 anos em 2012. E com as conquistas que a floresta e seus povos tiveram ao longo desses anos. Fonte;Greenpeace

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.