Friday, February 17, 2012

Fundo Clima incentiva energia solar

Usina de energia eólica no Ceará. A energia dos ventos pode reduzir emissão de 10 bilhões de toneladas de CO2 até 2020. © Greenpeace / Flavio Cannalonga

O BNDES e o Ministério do Meio Ambiente finalmente lançaram uma linha de crédito de R$ 200 milhões para redução de emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. A decisão é um passo importante para incentivar empresas a desenvolverem tecnologias em energia limpa.
A ação faz parte do programa do Fundo Clima, um dos intrumentos do governo para cumprir o compromisso voluntário do país de reduzir em até 39% as emissões de gases-estufa projetadas até 2020.
Os projetos que investirem nas áreas de transporte eficiente, máquinas e equipamentos eficientes, resíduos com aproveitamento energético, carvão vegetal e combate à desertificação serão beneficiados por essas novas linhas de crédito e financiamentos.
A energia maremortriz e a solar terão os maiores incentivos devidos aos juros mais baixos que serão cobrados de quem optar por investir nessas áreas. O Ministério do Meio Ambiente considera que a produção de energia eólica e por biomassa já tiveram avanços significativos.
Além de menor do que esperada - o orçamento previa R$ 800 milhões - a verba chegou com atraso, sendo repassada ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social) no final de 2011, dois anos após a criação do Fundo Clima. De qualquer maneira, é um passo importante, que move o Brasil para um futuro mais verde e limpo em termos energéticos.Fonte;Greenpeace

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.