Friday, February 24, 2012

Escaladas pelo Ártico


Greenpeace protesta na Nova Zelândia e no Reino Unido contra decisão da Shell de explorar petróleo na costa do Alaska.A atriz Lucy Lawless, da série "Xena, a Princesa Guerreira", participou de ação contra a Shell na NovaEm protesto contra a decisão da Shell de perfurar poços de petróleo na região do Alaska, anunciada na última sexta-feira, o Greenpeace bloqueou hoje, na Nova Zelândia, um navio de exploração de óleo que seguia para a região.

O protesto pacífico contou com o apoio da atriz neozelandesa Lucy Lawless, da série "Xena, a Princesa Guerreira". Ela se juntou aos ativistas que escalaram os 53 metros do navio da petroleira e estenderam um banner com a mensagem "Pare, Shell" e a hashtag #SaveTheArctic (salve o Ártico).

“Precisamos ficar espertos e começar a transição para um futuro energético limpo, verde e sustentável. Isto significa que a Shell tem de sair do Ártico”, disse Lawless.

Protesto semelhante realizaram os ativistas do Reino Unido. Na terça-feira, 21, um grupo de escaladores subiu até o teto da famosa National Gallery, em Londres, de onde estenderam um enorme banner com a mensagem: “Não é pintura a óleo”, em uma referência à exploração de petróleo no Ártico.

O protesto de Londres foi realizado no mesmo momento em que executivos da Shell recebiam influentes convidados em um evento realizado no museu. Do lado de fora, um urso polar (na verdade um ativista fantasiado) também deu o ar da graça e misturou-se à multidão, enquanto dezenas de voluntários do Greenpeace explicavam os motivos da ação a curiosos na rua.

Um dos mais importantes santuários do mundo, o Ártico está ameaçado pela indústria do petróleo. Um vazamento de óleo nesta região teria efeitos devastadores para o sensível ecossistema da região, que já sofre com os efeitos do aquecimento global e redução das calotas polares.

Em 30 anos, o Ártico perdeu 75% de seu gelo e as temperaturas estão aumentando em grande velocidade, se comparadas com outras partes do planeta.Fonte;G Zelândia (© Greenpeace)Fonte;Greenpeace

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.