Empresa se comprometeu a entregar à seus clientes a garantia de origem
de toda carne que vende até 2017. Anúncio é resultado de pressão do
Greenpeace e de consumidores
Uma das novidades do anúncio é o compromisso de ampliar o monitoramento de carne bovina. O procedimento, que já era obrigatório para fornecedores da Amazônia, será exigido para 100% do volume comercializado. A expectativa da rede é entregar ao consumidor a garantia de origem de toda carne até 2017.
“Ao publicar sua política de compras de carne bovina e reafirmar o compromisso com Desmatamento Zero, o Walmart demonstra que a companhia está atenta às demandas da sociedade e que está disposta a avançar na direção em que a floresta precisa”, afirma Adriana Charoux, da Campanha da Amazônia do Greenpeace.
A empresa passará a exigir o Desmatamento Zero e demais critérios do Compromisso Público da Pecuária também para fornecedores que operam fora da Amazônia, o que significa que, agora, o Desmatamento Zero passa a ser regra para as compras da rede em todo o Brasil. O anúncio confirma que, além de inaceitável o desmatamento não é mais necessário.
Em novembro do ano passado o Greenpeace publicou o relatório Carne ao Molho Madeira no qual analisou e ranqueou os maiores supermercados do país de acordo com suas políticas de compra de carne bovina da Amazônia. Dentre os três líderes do mercado, o Walmart obteve a melhor avaliação, com problemas no quesito transparência. Com o anúncio de hoje, a empresa endereça as questões apontadas, como a de tornar pública a política de compras e comunicar o consumidor final no ponto de venda.
Área desmatada e queimada, no Pará, para receber gado. (© Lunae Parracho / Greenpeace)
A pecuária continua sendo a atividade que mais desmata a floresta, ocupando 60% das áreas abertas na Amazônia, segundo dados oficiais do governo federal. É também a atividade que mais utiliza trabalho escravo na região norte. Os supermercados sabem disso, e sabem também que, como um dos principais consumidores dos frigoríficos brasileiros, são decisivos para virar a mesa do desmatamento na Amazônia. Ações como as apresentadas pelo Walmart mostram que essa mudança é possível.
O restante do setor que ainda não se comprometeu com o Desmatamento Zero deve fazer isso o mais rápido possível. A sociedade não quer mais desmatamento e vem deixando isso claro. O mercado deve agora ouvir o chamado dos consumidores e assumir sua parte na responsabilidade de trabalhar por uma chance de futuro.
À sociedade cabe o dever de reavaliar seus próprios hábitos de consumo. Reduzir o consumo de carne e buscar novas opções de alimentação é bom para o meio ambiente e para a saúde.
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