Thursday, May 5, 2016

Sirenaço por Mariana: para nunca esquecer

Greenpeace se une ao coletivo #UmMinutoDeSirene para marcar seis meses da tragédia que matou 19 pessoas, um rio inteiro e deixou rastro de destruição de 600km 
 

zoom
Hoje faz exatos seis meses que ocorreu a maior tragédia ambiental do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco no dia 5 de novembro de 2015. Famílias, animais, casas, cidades inteiras e até o Rio Doce foram destruídos pelo mar de lama tóxica que percorreu mais de 600 km do interior do país, em Minas Gerais, até o litoral do Oceano Atlântico, no estado de Espírito Santo.
Desde o acidente, o coletivo #UmMinutoDeSirene, todo dia 5 de cada mês, realiza um protesto simbólico: toca uma sirene de alarme em Mariana – a sirene que nunca tocou no dia do acidente para avisar a população – com o objetivo de não deixar ninguém se esquecer do crime que ocorreu ali.
A Samarco, formada pela brasileira Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton, é a culpada pelo silêncio no momento do acidente. As sirenes foram, na verdade, as vozes das próprias pessoas que avisaram umas às outras sobre o que ocorria.
O barulho é para lembrar que faz seis meses que toda a região do Rio Doce sofre com consequências econômicas e sociais do rompimento da barragem da Samarco. E mesmo após esse período, muito pouco foi feito em comparação às perdas sofridas pelas comunidades e povos que viviam ali.

Então vamos fazer barulho! Junte-se ao nosso SIRENAÇO no twitter hoje (5) às 15h30 – mesmo horário do rompimento da barragem. Criamos o site Um Minuto de Sirene para soarmos a sirene pelos atingidos, pelas cidades soterradas e pelo Rio Doce que já não respira mais. Lá é possível ver tudo o que a organização fez desde o acidente e também conferir os projetos de pesquisa independente apoiados pelo Greenpeace e Rio de Gente que foram selecionados para receber repasse de recursos de doação.
E não é só na internet: vamos realizar também uma homenagem no escritório de São Paulo, tocando uma sirene que será ouvida em todo quarteirão de Pinheiros e estendendo um banner na fachada do prédio. A atividade será transmitida ao vivo no Facebook do Greenpeace. Confirma também o evento que criamos.
Junte-se ao movimento para lembrar a todos que os desdobramentos do acidente ainda estão presentes na vida de milhares de pessoas. Acesse o site, toque a sirene e deixe seu recado!
E você, já se esqueceu de Mariana? Então vem fazer barulho!
Leia mais

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.