Friday, September 18, 2015

Não deixe o Brasil entrar pelo cano

A ONG Uma Gota no Oceano acaba de lançar uma campanha pelo Desmatamento Zero, com o apoio de grandes nomes do cinema, da moda e das artes 
 
O oceano é uma das coisas mais poderosas e cheias de vida da Terra. Mas a força dessa imensidão azul é feita de milhões de pequenas gotas, onde cada uma conta. Seguindo o mesmo princípio, o movimento Uma Gota no Oceano acaba de lançar a campanha “Entrando pelo Cano”, para reunir e engajar pessoas a lutarem juntas pelo fim do desmatamento no Brasil.
Entre as gotas que já se uniram a este “oceano” em defesa das florestas, estão os atores Marcos Palmeira, Letícia Spiller, Maria Paula, Jorge Pontual, o diretor Marcos Prado e mais de 1,4 milhões de brasileiros! Em sua campanha, o Uma Gota busca mostrar a relação do desmatamento das florestas com o que acontece nas cidades, como a deterioração do clima e a falta de água. 

“Você sabe o que acontece do outro lado da sua torneira?”, provoca o vídeo da campanha. “O desmatamento está fazendo o Brasil entrar pelo cano”, completa. A ação, que busca promover informações sobre o projeto de lei pelo Desmatamento Zero e sobre a necessidade de preservarmos as florestas, conta também com um site, que traz vídeos e informações, com consulta simples e visual.
“A ideia é democratizar o acesso à estas informações e envolver a sociedade nas decisões que definem o nosso futuro”, diz Maria Paula Fernandes, diretora fundadora da Uma Gota no Oceano.
“Tive oportunidade de conhecer de perto a Amazônia em minhas viagens e isso me mudou. Não podemos ficar parados diante do que está acontecendo coma  floresta”, afirmou Letícia Spiller, embaixadora do Greenpeace pelo Desmatamento Zero.


Letícia Spiller é embaixadora do Greenpeace pelo Desmatamento Zero (© Marcelo Tabach)

A camiseta vestida pelos artistas na ação do Uma Gota foi desenvolvida pelo estilista Ronaldo Fraga, especialmente para o Greenpeace. “Não são poucas as questões que me levaram a abraçar essa causa e deveria ser um compromisso civil de todo brasileiro”, disse. “Certa vez ouvi de um barranqueiro que o povo do rio é o rio, sem o rio o povo de lá não existe. O mesmo se aplica ao povo da floresta. Toda a ancestralidade que vem dos seres e saberes vão embora junto com o desmatamento”, completa.

Desmatamento Zero
Desde 2012 o Greenpeace vem coletando assinaturas para levar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei pelo Desmatamento Zero no Brasil. Pela proposta, fica proibido o corte de floresta nativa e não serão mais emitidas autorizações para novos desmatamentos. Essa petição é também uma maneira de chamar a sociedade para participar da construção de um futuro sustentável para o Brasil.
No último dia 14, algumas das maiores organizações socioambientais do Brasil, entre eles o próprio Uma Gota, lançaram o manifesto “Desmatamento Zero e o Futuro do Brasil”, que mostra a enorme importância de, como nação, assumirmos a meta de zerar o desmatamento nos próximos anos, algo considerado pelo grupo como “necessário e factível”. Segundo o documento, caso o País não seja mais ambicioso em suas metas de combate a destruição de biomas ameaçados, o Brasil poderá amargar grandes prejuízos em curto prazo. O que reforça, ainda mais, a necessidade e o desejo da sociedade de alcançar o fim do desmatamento.
Já contamos com o apoio de mais de 1,4 milhões de brasileiros e muito em breve, depois de três anos e muito engajamento da população, finalmente entregaremos o projeto para apreciação no Congresso.
As florestas brasileiras continuam sendo devastadas. A Amazônia já perdeu mais de 760 mil km2 de suas florestas nativas, devastação que já chega a 19,1% do bioma. No caso da Mata Atlântica, restam apenas 8,5% de remanescentes florestais com mais de 100 hectares. A falta de floresta prejudica a produção de chuvas e nossa capacidade de enfrentar as mudanças climáticas, comprometendo a qualidade de vida de toda a população.
Faça parte deste movimento. Se você ainda não assinou a petição, assine agora! Transmita informações, fale com seus amigos, compartilhe os vídeos e ajude-nos a alcançar a marca de 1,43 milhões de assinaturas – Estamos muito perto disso!

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.