Tuesday, May 1, 2018

5 fatos que são #VergonhaTotal nos planos de perfuração na foz do rio Amazonas

Postado por Silvia Diaz 
A cada dia que passa, fica mais constrangedor para a Total manter seus planos de perfurar perto dos Corais da Amazônia. Mas a petrolifera francesa já foi longe demais, e precisamos detê-la antes que seja tarde. Por isso, é preciso que o mundo todo conheça os 5 principais fatos da empresa, que provam ser:
#VergonhaTotal

1. Dois milhões de defensores contra os planos da Total 
Sim! Dois milhões de pessoas aderiram a este movimento global pedindo a proteção do recife na bacia da foz do rio Amazonas. Elas estão dizendo à Total para cair fora dos Corais da Amazônia. Isso é mais do que OITO vezes a população da Guiana Francesa! Não é algo que possa ser ignorado por uma empresa que presa  por sua reputação, certo?
Falando da Guiana Francesa, a região pode sofrer as conseqüências de um derramamento de óleo se a Total continuar com seus planos de perfuração próximo ao recife. Nosso navio Esperanza está agora a caminho deste território que pertence à França para revelar mais segredos sobre os Corais da Amazônia... fique ligado!

segunda-feira, 30 de abril de 2018In Copacabana beach, a 100-meter image was formed by more than 500 people. Around 200 of them were students from public schools in Rio de Janeiro. The action was coordinated by the artist John Quigley with Greenpeace Brazil for the Defend The Amazon Reef
Defend the Amazon Reef Human Banner in Brazil Banner Humano Defenda os Corais da Amazônia em Copacabana © Fernanda Ligabue/Spectral Q/Greenpeace

2. A ciência, as comunidades locais e o MPF também estão contra
A comunidade científica, as comunidades locais e até mesmo o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram a interrupção de qualquer plano de perfuração de petróleo perto dos Corais da Amazônia.
E eles sabem do que estão falando. Grandes nomes como a oceanógrafa americana Silvia Earle, o climatologista brasileiro Carlos Nobre e o economista indiano Pavan Sukhdev assinaram uma carta no ano passado expressando sua preocupação com os riscos da exploração de petróleo perto dos Corais.
O professor doutor em Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense, Carlos Eduardo Leite Ferreira, entregou aos técnicos do Ibama a carta aberta em defesa dos Corais da Amazônia, como representante dos cientistas do mundo todo que assinaram o manifesto pedindo a proteção deste novo e único bioma. © João Laet / Greenpeace

As comunidades locais e lideranças indígenas de Oiapoque, Suriname e Guiana Francesa também levantaram a voz e se opuseram publicamente aos projetos de exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas. E sim Total, isso inclui seu projeto. Daremos mais notícias sobre isso em breve...
E por último, mas não menos importante, algumas semanas atrás, um promotor do Ministério Público Federal no Amapá recomendou ao Ibama que a licença de perfuração para a Total fosse negada.
É uma #VergonhaTotal que todos os especialistas se oponham aos seus planos. Total, agora é hora de recuar dos Corais da Amazônia!

3. A Total não tinha ideia do tamanho dos Corais da Amazônia 
Estudos recentes sugerem que o recife pode ter até 56.000 km2! Isso é quase 6 vezes maior que a estimative inicial de 9.500 km2... e a Total não sabia disso, não incluiu o tamanho em sua avaliação de impacto ambiental. Mas de alguma forma, eles ainda pretendem perfurar petróleo.
Pode me chamar de louca, mas para mim é uma #VergonhaTotal pretender perfurar em um lugar que você conhece tão pouco.
segunda-feira, 30 de abril de 2018

4. Há corais em um dos blocos de perfuração de petróleo da Total!
As últimas notícias ganharam o mundo! Mais de 30 países estão falando sobre isso, um fato que pode mudar tudo. O Ibama está prestes a tomar uma decisão em breve. A Total deve lembrar que esta é a última chance de conseguir a licença ambiental para perfurar perto dos Corais e o fato de a petrolífera ignorar a existência do recife na sua area de exploração invalida o processo de iniciar suas operações.
Ok Total, entendemos, você é uma especialista em aplicar o princípio da precaução, só que não. Ninguém confia mais em você! #VergonhaTotal
terça-feira, 30 de janeiro de 2018Snake Star on sea floor, Hope Bay, Trinity Peninsula, Antarctica.
Antarctic Submarine Image © Greenpeace

5. A ganância pelos lucros acima da proteção dos Corais da Amazônia
Apesar de passar a saber de todas essas novas informações, a Total não desiste de seus planos. A empresa não se importa com a incrível beleza dos Corais da Amazônia, nem com quão especial, único e sensível esse ecossistema é. Ela só se preocupa com seus lucros.
Mas cada passo que fazemos para conhecer e mostrar esse tesouro natural para o mundo está dificultando os planos da petrolífera. 
Essas imagens agora são conhecidas em todo o mundo e a beleza dos Corais da Amazônia é a maior #VergonhaTotal de todos os tempos!
segunda-feira, 23 de abril de 2018ENGLISH BELOW O navio Esperanza está no Brasil para uma expedição científica sobre os Corais da Amazônia. Pesquisadores e o time do Greenpeace buscam mais informações sobre esse bioma, que é único no mundo. Empresas internacionais têm planos de explorar
Amazon Reef Underwater Image Imagem Submersa dos Corais da Amazônia ©Greenpeace / Credit line mandatory

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.