Friday, November 10, 2023

Os mangues da Amazônia também precisam de proteção

https://lh3.googleusercontent.com/a/ACg8ocKTiXtHPNSSkaANRVWGkuqHoHmxMKsQA1mZN3wgWyMZk6M=s96-c

Os manguezais são essenciais para a biodiversidade. Fotografia do Parque Nacional do Cabo Orange, no Amapá.
© Enrico Marone/Greenpeace

A Amazônia é mundialmente conhecida por suas densas florestas. Mas é também na costa amazônica que está a maior faixa contínua de manguezais do planeta, com mais de 7.500 km² de extensão.

Você sabia que os mangues são berçários para a biodiversidade costeira e são fundamentais para o desenvolvimento da vida na região? Por se encontrarem em zonas de transição entre o ambiente marinho e terrestre, criam condições ambientais únicas para alimentação e reprodução de diversas espécies. 

Eles abrigam peixes, caranguejos e mariscos, além de lamas altamente nutritivas para plantas, insetos, crustáceos, pássaros e até mesmo alguns mamíferos. Ao sustentar o ciclo de vida dessas espécies, os mangues também se tornam fundamentais para a pesca artesanal e para a população local, principalmente nos estados do Amapá e Pará. 

E não para por aí. Os mangues da costa amazônica são grandes aliados no combate às mudanças climáticas. As densas vegetações e raízes capturam e armazenam CO2, formando reservatórios de carbono conhecidos como Carbono Azul, fundamentais para frear a crise do clima.

Imagem aérea do Parque Nacional do Cabo Orange, na costa do estado do Amapá, no extremo norte do Brasil. O local congrega biomas variados, como mangues e florestas tropicais (Foto: Victor Moriyama/Greenpeace)

A costa amazônica abriga pelo menos 80% dos mangues do Brasil, e as comunidades que lá vivem também têm os manguezais como protetores. Afinal, eles atuam como uma barreira natural que ajuda a estabilizar a costa e mitigar o avanço da erosão costeira em razão das marés, ondas e inundações. 

Essa Amazônia plural, encantadora e guardiã de uma imensa biodiversidade está sob ameaça. E a Amazônia dos mangues, que boa parte da população brasileira ainda não conhece, pode ser diretamente impactada pela exploração de petróleo.

Enrico Marone, porta-voz da frente de Oceanos do Greenpeace Brasil, destaca que onde há exploração e produção de petróleo, há risco de derramamento. Ou seja: avançar com a exploração de petróleo na região da Bacia da Foz do Amazonas é colocar os manguezais em risco!

“Não existe, hoje, tecnologia viável para a limpeza de mangues em caso de contaminação por petróleo, o que significa que os possíveis impactos de um vazamento seriam desastrosos e irreversíveis para esse importante ecossistema da costa norte do Brasil”, alerta o oceanógrafo.

Como recuperar uma lama densa como a dos manguezais, se eventualmente forem contaminadas pelo óleo? Diferentes espécies serão diretamente atingidas, e a fonte de subsistência das comunidades pesqueiras comprometidas.

É também para defender a Amazônia dos mangues que pedimos teu apoio. Faça parte do abaixo-assinado “Petróleo na Amazônia Não” e nos ajude a pressionar o governo brasileiro a cumprir o compromisso de defender a Amazônia! 

Os mangues da costa amazônica são grandes aliados no combate às mudanças climáticas
© Enrico Marone/Greenpeace

sobre o(a) autor(a)

Lu Sudré é jornalista do Greenpeace Brasil em São Paulo e atua na frente de Oceanos. Tem experiência na cobertura de temas relacionados ao meio ambiente, direitos humanos e polític

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.