Garimpo ilegal dentro da Terra Indígena Yanomami, registrado em Roraima, em abril de 2021. Historicamente, surtos de malária estão conectados a padrões de desmatamento como este. (Foto: Christian Braga)

Existem vários fatores que favorecem o aparecimento e a transmissão de doenças devastadoras, como a Covid-19. Mas o principal fator, segundo relatório da EcoHealth Alliance, é a mudança no uso da terra, ou seja, o desmatamento, que aparece como determinante em 31% dos casos de novas doenças. 

A destruição do meio ambiente favorece o surgimento de novas doenças e coloca nossa saúde em risco. 

Para esclarecer essa relação, e chamar atenção para a urgência de agir pela proteção da Amazônia, o Greenpeace Brasil publicou uma história especial, desenvolvida em parceria com o time de pesquisas do Greenpeace Internacional, que reúne informações sobre o desmatamento e a biodiversidade, o histórico de pandemias ao redor do mundo e os fatores que colocam a nossa saúde em risco. 

Confira a matéria especial

Nossa sociedade, e principalmente nossos governantes, precisam entender que o que acontece na floresta impacta nossa vida e nossa saúde. Sem uma biodiversidade equilibrada, a humanidade não tem chance! Precisamos agir agora, conheça e compartilhe essa história.