Tatiana Rodrigues e Tica Minami
Celebramos nosso aniversário reconhecendo o que nos une e todos aqueles que nos ajudam a construir um mundo mais verde e pacífico
É hoje! Faz 29 anos desde que nossos primeiros ativistas protestaram contra a energia nuclear no pátio da usina de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Mas como celebrar essa data em meio a quase 400 mil vidas perdidas em uma pandemia, ou vendo o autoritarismo crescer no nosso país para silenciar vozes discordantes e enfraquecer nossa democracia, tão fundamental para o ativismo?
Reconhecendo o que nos une.
Se a quantidade de velinhas de aniversário fosse medida não pelo tempo, mas pelo número de pessoas que já estiveram ou estão conosco nesta jornada em defesa da vida e do nosso planeta, não haveria bolo grande o suficiente para colocar todas elas. Temos orgulho da nossa história pelos milhares de brasileiros e brasileiras que se mobilizam conosco em momentos cruciais, como agora em que entregamos uma usina de oxigênio para povos indígenas sufocados pela Covid-19 na Amazônia, e toneladas de alimentos agroecológicos para famílias vulneráveis nas periferias de várias cidades do país; ou quando escalamos a pressão pública contra as boiadas políticas que tentam dilapidar nosso meio ambiente. Nosso aniversário é sempre um momento de reforçar nossa esperança, otimismo e solidariedade e de agradecer a todos vocês, doadores, ativistas, voluntários, seguidores e parceiros que fazem o Greenpeace Brasil mais forte. Muito obrigada!
Olhando para o futuro, estamos em plena “volta de Saturno”, que para os amantes da astrologia, é o momento de retorno do planeta à posição do nascimento no mapa astrológico, trazendo questionamentos e mudanças que darão início a um novo ciclo significativo na vida. Portanto, espere novidades. O que podemos adiantar é que, se a melhor forma de prever o futuro é começar a criá-lo, vamos construir caminhos para o #BrasilQueQueremos. Isso significa sermos mais diversos e inclusivos, criativos e propositivos para saber inovar sem medo de se reinventar, mas sem perder a coragem e independência de atuação que marcam a nossa trajetória e identidade na defesa intransigente do meio ambiente e da paz.
De 1992, quando o país sediou a Rio-92, até o momento atual em que a sociedade civil se articula para realizar a Rio+30, tivemos conquistas importantes com o nosso trabalho ao longo desses 29 anos em relação à conscientização da sociedade, às políticas públicas, e compromissos de empresas com o meio ambiente. Apesar dos avanços, os desafios não ficaram menores; ao contrário, alguns se tornaram ainda mais urgentes e perigosos. Que possamos continuar juntos defendendo nossa democracia e nossa morada comum, na construção de um futuro mais verde e pacífico, justo, próspero e saudável para todos nós e as outras formas de vida que habitam este planeta.
* Tatiana Rodrigues e Tica Minami, diretoras executivas do Greenpeace Brasil
Antes que se vá, pedimos o seu apoio. Neste momento de quarentena, mantemos nossos escritórios fechados, mas nossa equipe segue de casa trabalhando em nossas campanhas, pesquisas e no monitoramento dos crimes ambientais. Sua doação é muito importante para que esse trabalho continue sendo feito com independência e qualidade, pois não recebemos recursos de governos e empresas. Clique e se torne um doador.
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.