Friday, December 20, 2019

A educação é um dos caminhos para a preservação ambiental

por Larissa Gambirazi

Em 2019, nossos voluntários e voluntárias levaram a educação ambiental para quase sete mil pessoas em todo o Brasil por meio do Projeto Escola

Neste ano, o Projeto Escola levou a educação ambiental para quase 7 mil pessoas de todas as idades. © Grupo de voluntários de Brasília
Com o Projeto Escola, posso inspirar os jovens estudantes e o público em geral a serem mais conscientes para que eles saibam de suas responsabilidades com o meio ambiente”, é assim que o aposentado Valdeci C. de Souza (62) se sente sendo palestrante do Projeto Escola do grupo de voluntários de Porto Alegre (RS). 
Valdeci C. de Souza é voluntário e palestrante do Projeto Escola desde 2012. © Valdeci C. de Souza / Greenpeace
O Projeto Escola é uma das principais frentes de trabalho do voluntariado do Greenpeace Brasil, no qual os voluntários realizam palestras em escolas, feiras, empresas, universidades e outros locais, atendendo a públicos que vão desde crianças a idosos. O projeto tem o objetivo de debater assuntos socioambientais e explicar as principais campanhas da Organização, levando conhecimento e mostrando a importância do meio ambiente para a vida na Terra.
“Eu sou completamente apaixonada pelo Projeto Escola”, diz Juliana Teixeira (32), voluntária e palestrante do grupo de São Paulo. “Com ele conseguimos alcançar muitas pessoas e utilizar o instrumento mais importante para a preservação ambiental: o conhecimento”.
Juliana Teixeira (32) é palestrante do Projeto Escola de São Paulo.
Apenas neste ano, nossos grupos realizaram 120 palestras para mais de 6.900 pessoas, tratando de assuntos como: sustentabilidade, proteção dos oceanos, poluição de plásticos, mudanças climáticas, Amazônia, energias renováveis, entre outros. O grupo de voluntários de Porto Alegre foi o que mais levou a educação ambiental para diferentes lugares, com 57 palestras e 3.263 pessoas impactadas em várias cidades da estado gaúcho. 
Segundo Valdeci, o Projeto Escola proporciona, principalmente aos jovens, um olhar mais carinhoso para o meio ambiente. “Eu acredito que esta geração é mais consciente nas questões ambientais que a minha, por exemplo. Eles estão mais interessados em discutir. O Projeto Escola tem este propósito: incutir no jovem o compromisso com a construção de um mundo mais sustentável e um lugar melhor para se viver”.
Multiplicando conhecimento e abordando a educação ambiental no cotidiano, o Projeto Escola visa inspirar jovens e adultos a fazer a diferença no mundo.
Já pensou em fazer como a Juliana e o Valdeci e levar a educação ambiental para a sua cidade? O Projeto Escola já está presente em 17 cidades em todo o Brasil e levá-lo para a sua escola, universidade e empresa é muito fácil! Acesse aqui e saiba mais.


No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.