Após primeira votação na Câmara Municipal, projeto de lei que
estabelece metas de redução de poluentes nos ônibus da capital deve
passar por segunda votação antes de ser sancionado pelo prefeito
Ônibus terão de zerar as emissões de CO2 e reduzir em 95% a
emissão de material particulado (fuligem) nos próximos 20 anos - Foto:
Dennis Fidalgo
A nova norma cria também um comitê, composto por membros da
sociedade civil, para gerenciar a transição dos ônibus atuais,
poluentes e velhos, por ônibus mais novos e com menor emissão. Em 20
anos, é preciso zerar a emissão de CO2 de origem fóssil e reduzir em 95%
a emissão material particulado fino (a fuligem que sai de veículos
movidos à diesel).
O texto precisa passar por uma segunda votação na Câmara e ser
sancionado pelo prefeito sem prejuízo do seu conteúdo. Por isso,
entregamos aos vereadores de São Paulo dados
que mostram não apenas a necessidade de se adotar combustíveis limpos
em função dos impactos do diesel na saúde, como também a sua viabilidade
financeira. Em 10 anos de uso, um veículo elétrico se torna 6% mais barato que o seu equivalente a diesel - veja a planilha abaixo ou clique na imagem para baixar o material completo sobre o caso:Fonte: Dossiê Ônibus Limpo
Portanto, se houver mudanças no texto, elas devem ser para
reduzir ainda mais os níveis de emissão e poluição. Não podemos aceitar
nenhuma mudança que reduza a ambição mínima que conseguimos garantir
após extensas conversas e negociações com o Legislativo, Executivo e
empresas do setor. O trabalho ainda não acabou. Estamos de olho!
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