Wednesday, January 31, 2018

Mais de 60 empresas assumem compromisso de combater o desmatamento no Cerrado

Todas as apoiadoras do Manifesto do Cerrado, lançado por organizações ambientalistas no ano passado, compram soja ou gado do bioma brasileiro.
Durante o Fórum Econômico Mundial, realizado na semana passada em Davos, na Suíça, mais empresas anunciaram apoio ao Manifesto do Cerrado, lançado por uma coalizão de cerca de 60 organizações ambientalistas - entre elas, Greenpeace Brasil, Imaflora, IPAM, TNC e WWF - em setembro do ano passado. Com as novas adesões, chega a 61 o número de companhias que se comprometem a combater o desmatamento no Cerrado.
Desde outubro, quando 23 corporações globais anunciaram apoio ao Manifesto, a quantidade de adesões triplicou. Entre os novos signatários estão Casino Group, Danone, Mondelēz International e outras que se somam a grandes corporações como Walmart, Unilever, Nestlé, McDonald's e Carrefour. Todas as signatárias utilizam soja e carne bovina ou derivados de origem brasileira em seus produtos - diretamente ou em suas cadeias de suprimentos.
"Em um mundo onde o aquecimento do planeta não ultrapasse o 1.5o C, o apoio de 61 empresas ao Manifesto representa mais um passo para cessar as emissões advindas do desmatamento no Cerrado. Para chegar lá não basta depositar as expectativas em políticas públicas que talvez nunca aconteçam. Agora é a hora de as empresas que atuam no Brasil e as consumidoras de produtos brasileiros serem pró-ativas, demonstrarem capacidade de liderança  e trabalharem na implementação de iniciativas concretas para zerar a perda de vegetação nativa também no Cerrado. Isso exige, entre outras medidas, esquemas confiáveis de monitoramento, relatórios e verificação transparentes”, disse Paulo Adário, estrategista sênior de florestas do Greenpeace.
Há mais de uma década as taxas anuais de desmatamento no Cerrado superam as da Amazônia - em apenas dois anos, entre 2013 e 2015, o Brasil destruiu 18.962 km² de Cerrado. A expansão do agronegócio sobre a vegetação nativa é a principal causa da destruição do bioma.
O comprometimento das empresas é uma resposta ao Manifesto, no qual as entidades ambientalistas exigiam uma medida imediata em defesa do Cerrado por parte das companhias que compram soja e gado do bioma. No documento, as organizações também cobram o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo governo brasileiro e que sejam criados instrumentos e políticas para uma produção mais responsável.
Empresas que declararam apoio ao Manifesto do Cerrado:
Ahold Delhaize NV
Ajinomoto Co Inc
Aldi NL
Auchan Retail
AVRIL SCA
Barry Callebaut
Bel Group (Fromageries Bel SA)
Bidfood NL
Boni Markten
Boon Sliedrecht
Carrefour
Casino Group
Colgate-Palmolive Company
Co-operative Group Ltd
Coop Switzerland
Coop Supermarkten NL
Cooperl
Danone
Deen Supermarkten NL
Detailresult
De Kweker
EMTE Supermarkten
Groothandel in Levensmiddelen Van Tol
GPA
Grupo Bimbo
Grupo Exito
Hoogvliet Supermarkten
ICA Gruppen AB
Inter IKEA Group
J Sainsburys Plc
Jan Linders
Jumbo Supermarkten
Kellogg Company
L’Oréal SA
Lekkerland
Lidl UK GmbH
Lidl Nederland
Makro Nederland
Marks & Spencer Group Plc
Mars Inc
McDonald’s Corporation
METRO AG
Migros
Mondelēz International
Nando’s Chickenland Ltd
Nestlé S.A.
Nettorama
NorgesGruppen ASA
NS Stations Retailbedrijf
Nutreco NV
Plus Retail
Poiesz Supermarkten
Sligro
Spar NL
Tesco Stores Plc
Unilever
Vakcentrum
Vomar Voordeelmarkt
Waitrose Ltd
Walmart Stores Inc
Wm Morrison Supermarkets Plc.

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