Gelo do Ártico atinge sua segunda menor extensão histórica e coloca em risco a sobrevivência dos ursos polares
No inicio de setembro, uma equipe de cientistas do Greenpeace, em expedição pelo oceano Ártico, recebeu uma visita inusitada. Um pequeno urso polar e sua mãe interromperam o trabalho de pesquisa do grupo que, por segurança, teve que se refugiar no navio. As fotos divulgadas nesta quinta-feira mostram o pequeno animal brincando com uma bola fincada no gelo, usada para estudos dos pesquisadores.
De inusitada, na verdade, esta visita não deveria ter nada. Afinal, o Ártico é o habitat natural dos ursos polares. Mas, embora os cientistas que trabalham no pólo norte devem sempre estar atentos a aparições deste animal, é possível que este encontro se torne cada vez mais raro.
Dados do NSDIC (Centro de Dados de Gelo e Neve dos EUA) revelaram que a extensão mínima do gelo ártico atingiu neste ano seu segundo menor nível histórico.
O mais preocupante, segundo os cientistas, é que em 2011 as condições climáticas foram bastante mais amenas se comparadas com as de 2007, quando uma conjunção de fatores anormais, como altas temperaturas, ventos e correntes marinhas ajudaram a acelerar o derretimento do gelo a seu menor nível histórico.
Para os especialistas, os resultados indicam que a massa de gelo está fraca, fina e em contínuo declínio. Com isso, os ursos polares correm o risco de desaparecer.
“Este é um claro sinal de como a mudança climática está causando o rápido derretimento do gelo ártico. Isso não apenas tem graves implicações para os ursos polares e outras espécies que dependem do gelo, mas para o planeta como um todo, já que a redução do gelo do Ártico pode desestabilizar os padrões de temperatura global”, disse Frida Bengtsson, líder da expedição do Greenpeace no Ártico.
A bordo do navio quebra-gelo Artic Sunrise, a equipe do Greenpeace segue atualmente no Oceano Ártico junto com cientistas da Universidade de Cambridge. O objetivo da expedição é pesquisar a grossura e o volume do gelo polar. Este estudo é importante porque expõe o impacto da mudança climática sobre o gelo polar.Fonte;Greenpeace
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.