Wednesday, September 21, 2011

As tendências da próxima estação


Mais uma vitória contra a poluição industrial das águas. Depois que Puma, Nike a Adidas concordaram em eliminar de sua cadeia de produção todas as substâncias tóxicas usadas na fabricação de roupas esportivas, na China, agora foi a vez de a rede H&M, a segunda maior varejista de roupas do mundo, anunciar seu apoio à campanha DETOX, do Greenpeace Internacional.

Com o anúncio de hoje, a H&M se comprometeu em eliminar as substâncias tóxicas usadas por seus fornecedores chineses no prazo de 9 anos. A decisão foi tomada depois que ativistas do Greenpeace colaram adesivos nas vitrines de suas lojas em 12 países com a frase “Desintoxique seu futuro”.

A H&M também concordou em tornar público, até 2012, uma lista de substâncias tóxicas descartadas no meio ambiente por seus fornecedores chineses.

“O compromisso da H&M em desintoxicar sua cadeia produtiva não apenas lança as tendências desta temporada ou do futuro, mas manda uma mensagem clara a outras marcas: o uso substâncias tóxicas está fora de moda”, disse Marietta Harjono, da campanha de resíduos tóxicos do Greenpeace Internacional. “O anúncio tem o potencial de catalisar uma mudança mais ampla na indústria da moda.”

A campanha Detox (do inglês, desintoxique) começou depois que uma investigação do Greenpeace revelou as ligações entre grandes marcas da indústria da moda, como a H&M, e fábricas têxteis que foram flagradas despejando resíduos tóxicos em rios chineses.

Estas substâncias geralmente atravessam as fronteiras chinesas e contaminam as águas de todo o planeta. Traços dessa contaminação já foram identificados até mesmo nos ursos polares.
Greepeace

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