Tuesday, November 27, 2012

Revolta de manequins na Zara

Os manequins ganharam vida neste final de semana e se revoltaram contra o uso de substâncias químicas perigosas em roupas da marca Zara. Mais de 700 ativistas do Greenpeace, divididos em 80 cidades e 19 países, participaram da ação. De Bangkok a Berlim, eles protestaram nas ruas e na entrada de lojas. “Forçados por muitos anos a usar roupas com perigosas substâncias químicas, brincamos com a ideia de que os manequins da Zara finalmente decidiram que essa era a gota-d’água e começaram a sair das lojas”, conta Martin Hojsik, coordenador da campanha de Detox do Greenpeace Internacional. “Após presenciar os colegas da H&M, C&A, Marks & Spencer, Nike, Adidas, Puma e Li-Ning se libertando de seus empregos tóxicos, os manequins da Zara resolveram se revoltar.” Depois de apenas seis dias do lançamento, mais de 280 mil pessoas já aderiram à campanha que pede à maior varejista de moda do mundo que faça uma limpeza em sua cadeia de produção. Dezenas de milhares de ciberativistas agiram e ainda estão agindo no Facebook e Twitter para levar essa demanda adiante. Divulgado no dia 20 de novembro pelo Greenpeace Internacional, o relatório “Os fios tóxicos – o grande remendo da indústria da moda” expõe o uso de produtos químicos perigosos em roupas das 20 marcas de moda líderes de mercado. A Zara, porém, é a única avaliada que utiliza produtos disruptores de hormônios e capazes de causar câncer nos usuários. O Greenpeace pede às empresas de moda que se comprometam com o fim do uso de substâncias perigosas até 2020. Marcas como a H&M e M&S já alcançaram essa meta. Também pedimos aos fornecedores que informem comunidades próximas de cursos-d’água poluídos sobre as liberações de químicos tóxicos que ocorrerem em suas instalações. “Como maior varejista do mundo e pioneira da “moda rápida”, a marca consegue responder rapidamente a novas tendências e a solicitações de clientes, modificando suas roupas desde o projeto até as vitrines em poucas semanas”, disse Martin. A expectativa é que a Zara também responda a mais essa demanda de seus clientes com rapidez e prontidão.

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