Tuesday, January 10, 2012

Na China, pesticidas proibidos voltam aos supermercados


Um alerta aos consumidores chineses. Um saudável prato feito a partir de alimentos in natura, pode na verdade conter resíduos de uma série de pesticidas considerados altamente nocivos à saúde – alguns deles banidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde). É o que revela um estudo do Greenpeace China divulgado nesta terça-feira.

De acordo com o estudo, que recolheu amostras de frutas e vegetais em cinco supermercados de Pequim, Chengdu e Guangzhou, alguns dos pesticidas tinham sido banidos pelo próprio governo chinês. Em outros casos, os limites encontrados excedem o determinado pela legislação do país.

Uma das substâncias encontradas foi o endosulfan, proibido em todo mundo desde 2011 devido aos riscos de mal formação fetal. Outro agrotóxico encontrado nessas amostras foi o phorate, que pode causar náusea, distúrbios mentais e tontura. Em caso de uma pessoa ser exposta a grandes quantidades desta substância, ela pode ter paralisia respiratória e até falecer. Também foram detectados vestígios de triazophos --ainda não banido na China-- e carbofuran. Todos eles classificados como “extremamente perigosos” pela OMS.

Para combater os riscos que estes alimentos podem causar, o Greenpeace organizou um guia para os consumidores que os ajudará a evitar supermercados que vendem comida contaminada. De acordo com Wang Jing, da campanha de Alimentos e Agricultura do Greenpeace China, o guia é uma grande arma na luta para escolher alimentos seguros. “Se escolhermos não comprar alimentos contaminados, os supermercados serão forçados a não vendê-los.”
Fonte;Greepeace

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.