Saturday, August 9, 2014

Super Trunfo: Energia

Qual a velocidade do seu dinossauro? E a potência do seu barco? Seu carro é mais veloz que o meu? Para quem conhece e já jogou o “Super Trunfo”, baralho temático, essas perguntas não são nada estranhas. Se você estava com saudade do jogo ou se não faz a menor ideia do que seja um Super Trunfo, não se preocupe, suas angústias serão aplacadas! O Greenpeace lança, hoje, o Super Trufo Energia.

O baralho que é composto por 21 cartas informa ao jogador sobre características das mais diversas fontes usadas no Brasil e no mundo: hidrelétricas, usina nuclear, solar fotovoltaica, eólicas, entre outros. Os dados de cada fonte que são usados para jogar são custo de geração, emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, uso de água e quantidade de empregos que são gerados.
Pode-se jogar a partir de duas pessoas. O jogador escolhe um dos critérios que considera ser o “mais forte” e compara com a carta dos adversários. Aquele que possui o melhor número para o critério, fica com a carta dos adversários e vence quem terminar a partida com o baralho completo.
“Pensamos em um produto que tratasse do tema da energia, muitas vezes difícil de ser compreendido, e que pudesse ser divertido e informativo também para as crianças”, diz Ricardo Baitelo, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil. “Esperamos que a comparação das diferentes fontes leve à reflexão sobre geração de energia e seus impactos sociais e ambientais.”
Gostou da ideia? Baixe aqui e faça seu próprio baralho para jogar com seus amigos.
E se você está em uma das oito cidades que possui grupo de voluntários do Greenpeace – Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre – fique atento às atividades dos grupos para poder jogar com eles, se informar e aprender sobre energia se divertindo!

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.